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Sexta - 04 de Julho de 2014 às 09:51

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Nos últimos sete anos Mato Grosso recebeu do governo federal mais de R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura em rodovias. O principal fator apontado para os investimentos é o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que está presente no Estado desde 2007.

Na quarta-feira (02) o senador Cidinho Santos apresentou um balanço no Senado do que foi aplicado em Mato Grosso. Segundo o parlamentar, dos 5,8 mil quilômetros de rodovias federais que haviam para ser pavimentadas 4,3 mil quilômetros receberam massa asfáltica.

Cidinho frisou na tribuna que os investimentos tiveram início ainda no governo Lula e no período em que Luiz Antônio Pagot estava há frente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“Sob o comando de Pagot, foram implementados dois grandes programas, um de conserva e manutenção (PIR IV) e outro de conserva, restaura e manutenção (CREMA), visando a recuperação da malha rodoviária. Com um investimento total de R$ 1,1 bilhão, montante nunca antes investido na recuperação rodoviária em Mato Grosso, o PIR IV e o CREMA beneficiaram as BRs 163, 158, 070 e 364”, destacou Cidinho.

O parlamentar ressaltou ainda que entre 2007 e 2011 foram aplicados R$ 870 milhões em implantação, pavimentação asfáltica e duplicação, além de R$ 1,12 bilhão terem sido reservados para obras.

Conforme levantamento apresentado pelo senador mato-grossense, no trecho que compreende Diamantino a Itamarati Norte, na BR-364, R$ 220 milhões foram investidos em pavimentação. Já no trecho entre Campo Novo do Parecis (Condomínio Mal Rondon)-Sapezal R$ 140 milhões em obras. Na BR-158, entre Ribeirão Cascalheira e Vila Rica R$ 250 milhões em cerca de 220 quilômetros que já estão prontos.

Entraves

Alguns trechos previstos não ficaram prontos em decorrência a alterações no projetou ou falta de licenciamento.

Um caso de não execução do projeto, porém os recursos de R$ 300 milhões ainda estão assegurados, é o contorno da reserva indígena de Marawtsede.

No caso da BR-242, entre Boa Esperança e Querência, aguarda-se a licença para a conclusão de 80 quilômetros a um custo de R$ 110 milhões, além disso há R$ 220 milhões de reserva.

Novos investimentos

De acordo com Cidinho, está prevista a destinação em 2014 de quase R$ 700 milhões para 11 grandes investimentos em infraestrutura e logística em Mato Grosso. O recurso vem do Ministério dos Transportes para obras de construção e adequação.

A previsão é que em cinco anos o Ministério dos Transportes injetem R$ 7 bilhões nas rodovias de Mato Grosso.





Fonte: AgroOlhar

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