Mato Grosso deverá ter aproximadamente 480 candidaturas
Apesar de o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) ter aberto programação para que os partidos agendassem previamente a data para o registro de suas candidaturas, o presidente da Corte Eleitoral, desembargador Juvenal Pereira, avalia que, como sempre, a maioria deixou para a última hora. O prazo para a apresentação dos documentos se encerrou às 19h de sábado (06). “Quem fez seu registro, bem, quem não fez, fica para uma próxima eleição”, declarou o presidente.
No entanto, algumas siglas ainda poderão aumentar o número de candidatos na disputa a partir do registro individual, que pode ser feito a partir de amanhã. Segundo o desembargador, isso só pode ocorrer naqueles casos em que o candidato teve seu nome aprovado na convenção e por qualquer motivo o partido ou a coligação não requereu seu registro. Para isso, o interessado deve comprovar que teve sua candidatura homologada no evento partidário.
No momento de entrega da documentação, a Justiça Eleitoral realizou no ato a conferência dos documentos exigidos e os representantes das siglas foram notificados no ato sobre a falta de algum deles. O prazo para entrega do material ausente, neste caso, é de 72 horas.
Diante das dúvidas que pairaram acerca da legalidade do processo de realização das convenções partidárias, quando as siglas devem deliberar sobre as coligações e candidaturas até o prazo máximo de 30 de junho, mas acabaram deixando as atas em abertas para discutir as composições até as vésperas do registro, cada caso será analisado separadamente no momento do julgamento do pedido de registro de candidatura.
Até 21 de agosto, todos os pedidos devem ser avaliados pelo TRE. De acordo com o desembargador a expectativa é de que, nessas eleições, sejam de até 480 candidaturas protocoladas na Justiça Eleitoral.
Comentários