Ex-prefeitos e vices tentam eleição para Câmara dos Deputados
Pelo menos 10 dos 90 candidatos a deputado federal nesta eleição pelo Estado de Mato Grosso já exerceram cargos nos poderes executivos municipais, em suas respectivas cidades.
Dos seis que tentam a reeleição, já foram prefeitos: Nilson Leitão (PSDB), que comandou Sinop por dois mandatos; Carlos Bezerra (PMDB), ex-prefeito de Rondonópolis; Ságuas Moraes (PT), que administrou Juína, e Júlio Campos (DEM), que foi prefeito de Várzea Grande na década de 1970.
Outros três candidatos terminaram mandatos de prefeito em 2012. Murilo Domingos (PR), ex-prefeito de Várzea Grande, Nelci Capitani (PSD), de Colniza, e a ex-prefeita de Nova Monte Verde, Beatriz de Fátima Sueck Lemes, a “Bia” (PSD).
Dois ex-prefeitos da década de 90 também tentam chegar à Câmara. Um deles é Rogério Salles (PSDB), ex-prefeito de Rondonópolis entre 1994 e 1996 e que chegou a governar Mato Grosso por nove meses, em 2002. Outro é o ex-prefeito de Alta Floresta na década de 90, Eloi Luiz de Almeida (PSD).
Além dos ex-prefeitos, quem também se lançou à Câmara Federal foi o vice-governador Chico Daltro (PSD) e o ex-vice-prefeito de Juína, Genésio Gustavo Boer (DEM).
Também constam da lista de candidatos: deputados estaduais, vereadores, advogados, médicos, pecuaristas, donas de casa, empresários, servidores públicos, comunicadores, entre outras profissões.
Comentários