Muvuca questiona resultado de pesquisa e ameaça pedir intervenção da Polícia Federal
Candidato ao governo do Estado de Mato Grosso, José Marcondes (PHS), o Muvuca, questiona a pesquisa Voz Populi, divulgada na noite de sexta-feira (18) pelo jornal Diário de Cuiabá. “A pesquisa é uma fraude”, asseverou o candidato que aproveitou para atacar o senador e também candidato Pedro Taques (PDT). Muvuca questionou o fato de o resultado da pesquisa estar presente logo pela manhã, poucas horas após a divulgação em panfletos.
“É preciso banir essa ilusão de pesquisa. Se ela decidisse um pleito não precisaríamos fazer eleição”, ironizou o candidato.
Por considerar não considerar idôneo o resultado da pesquisa, o candidato do PHS revelou à reportagem do Olhar Direto que irá buscar a Polícia Federal para garantir a lisura nas pesquisas. Conforme o candidato, a sua assessoria jurídica irá analisar se irá pedir a intervenção da Polícia Federal nas próximas pesquisas realizada no Estado.
Ao contrário do que revelou a pesquisa, Muvuca acredita que conseguirá ir para o segundo turno. “Isso não vai mudar um milímetro da expectativa que tenho de ir para o segundo turno, até porque sei como foi feita essa pesquisa”, asseverou.
O candidato ainda destacou que 72% dos eleitores ainda não sabem em quem irá votar, “o processo está zerado”. Segundo ele, a pesquisa é fraudada e contamina o processo eleitoral. “Ela pode causar estragos em determinadas candidaturas”, critica.
Por meio da assessoria de imprensa, o senador e candidato Pedro Taque, disse que não irá comentar as declarações do candidato do PHS.
A pesquisa
Pela pesquisa Vox Populi, o senador José Pedro Taques (PDT), candidato ao governo de Mato Grosso pela coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, teria chance de se eleger governador já no primeiro turno, já que aparece com 43% das intenções – cerca de 55% dos votos válidos. A principal novidade é que o deputado José Geraldo Riva (PSD), candidato pela coligação ‘Viva Mato Grosso’, já aparece em segundo lugar, com 18%, à frente do ex-vereador Lúdio Cabral (PT), da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, com 12%.
Pela pesquisa os votos nulos e brancos chegam a 8%, enquanto os que não sabem em quem votar ou não responderam atingem 15%, o que somado dá quase um quarto do eleitorado. No mesmo levantamento, os candidatos José Roberto (Psol) e José Marcondes Neto, o ‘Muvuca’ (PHS), aparecem com 3% e 1%, respectivamente.
O Vox Populi realizou a pesquisa entre os dias 11 e 15 de julho, consultando mil eleitores da Capital e do interior. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo 00025/2014.
Comentários