Riva promete Hospital Estadual, UTIs em diversos municípios e fim das OSS
Com o período eleitoral a pleno vapor, os candidatos começam a apresentar seus principais projetos à população e autoridades. Com isto em mente, o candidato ao governo de Mato Grosso, José Riva (PSD), participou neste sábado (19) de reunião com lideranças políticas e empresariais de Sinop e Colíder.
Na oportunidade, garantiu que vai transformar a situação da saúde de Mato Grosso. Para isto, Riva pretende começar seus projetos com a construção de um hospital estadual em Cuiabá com aproximadamente 250 leitos, implantar Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em cada região com 50 mil habitantes, além de acabar com as Organizações Sociais de Saúde (OSS).
Acompanhado do candidato ao Senado, Rui Prado (PSD), Riva afirmou que saúde será prioridade na sua gestão, com a realização dos estudos e processo licitatório para a construção do hospital estadual em Cuiabá, já no primeiro ano de administração.
“Não dá para perder vidas em função de uma saúde ineficiente. Infelizmente, vemos atualmente, poucas condições de atender a média e alta complexidade, faltam recursos na atenção básica. Vamos investir pesado na construção do hospital em Cuiabá, no primeiro ano de gestão, realizar os estudos e fazer o processo licitatório para colocá-lo em funcionamento no segundo ano de gestão, com ala infantil, UTI pediátrica, plantão odontológico. Também vamos organizar um concurso público para a contratação de médicos, enfermeiros, dentistas, ou seja, todos os profissionais necessários para o atendimento”, argumentou o candidato.
De acordo com a assessoria, uma das primeiras medidas na área de saúde é seria acabar com as OSS. “Devemos devolver a gestão para quem conhece a saúde, em parceria com os municípios. As OSS definitivamente não deram certo, e há tempos, temos cobrado a exclusão desse modelo de gestão da tribuna da Assembleia Legislativa”, disse.
Para fortalecer a saúde no interior e diminuir a demanda da capital, Riva ainda propôs a implantação de UTIs em cada região com 50 mil habitantes, ampliação dos Programas de Saúde da Família (PSF), e equipar as policlínicas para atendimento de urgência e emergência.
Agenda
A reunião em Sinop foi organizada pelo candidato a deputado estadual Fernando Brandão (SDD), onde foi discutido o planejamento da campanha de Riva e Rui na cidade. Após a reunião em Sinop, Riva e Rui Prado seguiram para Colíder, onde participaram de encontro com lideranças municipais, em agenda marcada pelos candidatos a deputado estadual, ex-prefeito da cidade, Celso Banazeski (PSD) e a federal, Ismaili Donassan (PSD), onde representantes de sete cidades (Nova Guarita, Santa Helena, Nova Canaã, Itaúba, Novo Mundo, Carlinda e Marcelândia) estiveram presentes.
À noite, visitaram a exposição agropecuária do município. Neste domingo (20), viajam para Juara, onde estarão na Festa de São Cristovão, e a tarde, retornam para Cuiabá.
Rui Prado lembrou que as visitas às lideranças municipais são fundamentais para a campanha. “Estamos começando a nossa trajetória e mostrando que um senador deve trazer benefícios para o povo. Mato Grosso tem importância econômica por conta do superávit, mas não está sendo correspondido quando a União transfere os recursos e obras. Veja o exemplo da BR-163, que devia ser duplicada há tempos. Uma rodovia não é apenas para escoar a nossa produção, mas principalmente para transportar as pessoas com segurança”.
Comentários