Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 04 de Agosto de 2014 às 11:27

    Imprimir


O candidato a governador da coligação “Viva Mato Grosso”, José Riva (PSD), criticou a política de regularização fundiária existente hoje e afirmou que é preciso uma ação mais efetiva do governo do Estado para mudar essa situação. Apesar de parte das terras sem regularização em Mato Grosso serem de competência do governo federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o candidato afirma que o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) deveria intervir mais na questão.

“O Estado tem sido muito incompetente na questão da regularização fundiária. O Incra é de responsabilidade do governo federal, mas se o Intermat trabalhar, o Incra vai junto. Não é possível que tantas famílias tenham tanta dificuldade para obter a propriedade de suas terras. A verdadeira reforma agrária é colocar o cidadão para trabalhar e dar o título para ele”, disse, durante ato político em Novo Mundo, na região norte do Estado.

A questão fundiária é uma das bandeiras do candidato a senador Rui Prado (PSD). Presidente licenciado da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), ele acompanha de perto a luta dos agricultores, pequenos e grandes, pela regularização fundiária. “É uma vergonha que existam pessoas que estão há 20 anos na terra e não têm título de propriedade. Se for preciso, vou mudar para o Incra em Brasília para resolver esse problema”, afirmou.

Industrialização

José Riva disse também que é preciso avançar na industrialização da produção mato-grossense, já que a maior parte dos grãos e da carne produzida aqui é exportada in natura. “Não adianta o Estado ser grande produtor de tudo e termos gente desempregada. Precisamos dar oportunidades a essas pessoas e uma solução para isso é industrializar a nossa produção, o que gera mais empregos e movimenta a economia”, ponderou.

Neste domingo (3), José Riva e Rui Prado estiveram em Novo Mundo e Peixoto de Azevedo, onde participaram de reuniões com lideranças políticas. Durante o fim de semana, eles percorreram um total de dez municípios do Nortão. Além de Novo Mundo e Peixoto, eles foram a Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Alta Floresta, Itaúba, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Matupá e Guarantã do Norte.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/400056/visualizar/