Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 05 de Agosto de 2014 às 16:49

    Imprimir


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse na terça-feira (5) que determinou a abertura de uma comissão de sindicância para apurar denúncias de suposta fraude na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga contratos da Petrobras.

De acordo com reportagem da revista "Veja" desta semana, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e o ex-diretor da área internacional Nestor Cerveró tiveram acesso a uma espécie de "gabarito" antes de prestarem depoimento na CPI. Segundo a revista, eles receberam, antes dos depoimentos, perguntas que seriam feitas por senadores.

O relator da comissão, senador José Pimentel (PT-CE), que, de acordo com a reportagem, negou favorecimento aos depoentes.

A comissão de sindicância anunciada por Renan será composta por três servidores do Senado, segundo informou ao G1 o diretor-geral da Casa, Bandeira de Mello. A instalação ocorre a pedido do presidente da CPI, senador Vital do Rêgo. O colegiado será instalado ainda nesta terça-feira e terá 90 dias para apurar as denúncias apresentadas pela revista “Veja”.

“Estamos atendendo ao pedido do senador Vital do Rego e determinando a constituição de uma comissão de sindicância para esclarecermos todos os fatos e estabelecermos responsabilidade a quem as tenha”, declarou Renan Calheiros.

Renan ainda disse que considera “muito graves” as denúncias sobre suposta fraude na CPI.

Ele, porém, afirmou que não é necessário suspender as atividades da CPI do Senado, conforme solicitam parlamentares da oposição. “Não precisa suspender nada absolutamente”, afirmou.

Questionado por jornalistas se a comissão de inquérito teria perdido a credibilidade após o episódio, o presidente disse que a CPI “não pode sair arranhada” porque é um “instrumento fundamental de fiscalização e de cumprimento do papel legislativo”.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/400156/visualizar/