Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 05 de Agosto de 2014 às 23:13

    Imprimir


Divulgação
Rui Costa Pimenta tentará chegar ao Planalto pela 3ª vez em 2014
Rui Costa Pimenta tentará chegar ao Planalto pela 3ª vez em 2014

Nascido em 25 de junho de 1957, Rui Costa Pimenta tentará pela terceira vez a Presidência da República. O presidente Nacional do PCO (Partido da Causa Operária) teve a candidatura indeferida em 2006, mas em 2010 conseguiu concorrer no pleito nacional.

O político é descendente, em maioria, de imigrantes italianos e portugueses, radicados no Brasil ainda na virada do século 19 para o 20. Seu avô paterno descendia de escravos, e participou ativamente do movimento sindicalista, como dirigente anarco-sindicalista na década de 1920.

É professor de inglês, tradutor e jornalista. Formado pela faculdade Cásper Líbero em jornalismo, abandonou o curso de letras clássicas (Latim e Grego) e Português pela Faculdade de Letras da USP (Universidade de São Paulo) devido à militância política.

Inclusive, foi dentro da própria USP onde Pimenta iniciou sua vida política, quando se tornou diretor do Centro Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários da faculdade de letras e participou ativamente do movimento estudantil.

Em 1979, participou do processo de fundação do PT. Seis anos mais tarde, foi eleito diretor da CUT (Central Única de Trabalhadores) da grande São Paulo. A partir de 1984 já atuava como assessor de imprensa da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e de diversos sindicatos.

Devido a várias divergências com a direção do PT, Rui Costa Pimenta e outros militantes da causa operária a romper com o partido no começo da década de 1990.

Alguns anos depois, ele liderou a criação do que se tornou o PCO. Pela legenda, Rui Costa Pimenta se candidatou a vereador, em 1996, deputado federal, 1998, e prefeito de São Paulo, em 2000.

É casado com Anaí Caproni, que também disputou cargos no executivo pelo partido, e é pai de três filhos: Natália, João Jorge e Carlos Henrique.

Atualmente, é o editor responsável pelo jornal Causa Operária, ligado ao PCO.

Sem defender coligação com nenhum partido, o PCO lançou novamente o nome de Pimenta neste ano para a Presidência. Não declarou possuir nenhum bem, ao contrário dos R$ 80 mil na última eleição. Seu gasto de campanha estimado é de R$ 300 mil.

Entre suas principais bandeiras de governo estão a defesa da "tribuna de defesa da revolução e do socialismo" e o ataque à "esquerda pequeno burguesa à reboque da direita golpista".

O estudo gratuito também é uma das principais causas defendidas na proposta de governo de Pimenta. Junto a isso, a redução do número de alunos nas salas de aula também é defendido.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/400162/visualizar/