"Pesquisa Ibope não mostra a verdade das ruas", diz Riva No levantamento, candidato do PSD aparece como o mais rejeitado por eleitores
O candidato a governador José Riva (PSD) questionou os números da pesquisa Ibope sobre as intenções de votos em Mato Grosso, divulgados pela TV Centro América (Globo), na noite de quinta-feira (4).
Na modalidade estimulada, quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos, Pedro Taques (PDT) lidera a disputa, com 43%, seguido por Lúdio Cabral (PT), com 16%, e Riva, com 13%.
Segundo o levantamento, Riva é mais rejeitado pelos eleitores: 37% disseram que não votariam nele.
"Essa pesquisa não representa a verdade que está nas ruas. São 812 pessoas em 39 municípios. Quem conhece a minha base eleitoral sabe que essa pesquisa não representa a realidade"
O deputado afirmou que os números de intenção de voto e de rejeição não representam a realidade do que se vê nas ruas do Estado.
“Primeiro, esses 37% de rejeição vêm dos eleitores do candidato Pedro Taques. Segundo, essa pesquisa não representa a verdade que está nas ruas. São 812 pessoas em 39 municípios. Quem conhece a minha base eleitoral sabe que essa pesquisa não representa a realidade de Mato Grosso, como um todo”, disse Riva, em entrevista à TVCA, nesta sexta-feira (05).
O candidato do PSD classificou a pesquisa de rejeição como “relativa”. Ele acredita que, na verdade, sua rejeição está na casa dos 20%.
“Essa questão de rejeição é muito relativa. Depende da forma como você pergunta ao eleitor. Além disso, o eleitor pode responder mais de um candidato. Então, a minha rejeição não é de 37%, está em 22%, foi medida oficialmente e está caindo”, afirmou.
Segundo Riva, a rejeição ao seu nome vem caindo, principalmente em Cuiabá e Várzea Grande.
Ele acredita que o quadro irá melhorar quando sua campanha estiver completa nas ruas da Capital.
“Acredito em pesquisas, mas é só ir à região Noroeste, ao Araguaia, e veja como estou lá. Até em Cuiabá, mostra que estou acima dessa intenção de voto apresentada na pesquisa. Em Várzea Grande, também crescemos muito”, disse.
“Tenho certeza que esse não é o quadro, nós vamos vencer essa campanha, vamos crescer. A minha campanha mal começou, não está de todo na rua em função da condição de registro”, afirmou, se referindo a recurso no TSE para tentar reverter a impugnação da candidatura por parte do TRE-MT.
Pesquisa Ibope
No resultado da segunda pesquisa feita pelo instituto Ibope, sobre o cenário eleitoral em Mato Grosso, o candidato Pedro Taques (PDT) aparece em primeiro lugar.
Lúdio e Riva estão empatados tecnicamente.
Na sequência, está o candidato José Roberto (PSOL), com 2%, seguido por José Marcondes Muvuca (PHS), com 1%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número nº MT- 00074/2014.
Comentários