Cadastro garante oportunidades para trabalhadores em MT
Diaristas, jardineiros, eletricistas, encanadores, pedreiros e outros profissionais autônomos podem se inscrever no Cadastro de Profissionais Autônomos (CTA), da Superintendência Estadual de Trabalho e Emprego (Sine) de Mato Grosso. Cadastro é um mecanismo para garantir mais oportunidades para quem opta em trabalhar para si mesmo e ser seu próprio patrão.
Para se cadastrar no CTA, os trabalhadores precisam se dirigir até a Casa do Trabalhador, munidos de documentos pessoais, carteira de trabalho, foto 3x4, comprovante de endereço e comprovante de contribuição previdenciária. O prestador de serviço que ainda não contribui com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pode se inscrever, mas terá que regularizar a situação no prazo máximo de 60 dias. A contribuição previdenciária assegura ao trabalhador os mesmos direitos trabalhistas de quem possui a carteira de trabalho assinada, inclusive o direito de aposentadoria, licença maternidade e afastamento remunerado para tratamento de saúde.
Empregadores interessados em contratar profissionais autônomos possuem mais comodidade. Para isto, basta entrar em contato com o Sine. Os trabalhadores cadastrados serão então informados das vagas de emprego e encaminhados para o trabalho. "Quem se cadastra no CTA poderá ter mais facilidades profissionais, já que o Sine é um órgão de referência na intermediação de vagas de emprego no Estado", diz a superintendente do órgão, Ivone Rosset. A Casa do Trabalhador, atual sede do Sine, funciona das 7h às 17h de segunda a sexta-feira, na rua Baltazar Navarros, Centro. (Ascom Sine/MT) F. R
Comentários