Número de acidentes com mortes mais que triplica na Grande Cuiabá Comparação é entre os dados de agosto e a média dos meses anteriores. Número de casos aumentou 287%, diz Delegacia de Delitos de Trânsito.
O número de acidentes de trânsito com mortes na região metropolitana de Cuiabá quase quadruplicou em agosto, na comparação com a média de casos dos meses anteriores, com uma variação de 287%. A estatística parcial do ano é da Delegacia de Delitos de Trânsito, que atende a área da capital e da cidade vizinha Várzea Grande.
Segundo informou o delegado Christian Cabral, nos meses do primeiro semestre a região metropolitana registrou uma média de oito acidentes de trânsito com mortes. Somente em agosto, foram registrados pela Delegacia 31 acidentes com mortes, quase quatro vezes a média dos meses anteriores.
Conforme os dados da Delegacia - que só atua em acidentes de trânsito com vítimas - além de ficarem mais numerosos, os casos na Grande Cuiabá ficaram mais graves.
Paralelamente ao aumento do número de casos com mortes, houve aumento de 45% na quantidade de acidentes com vítimas gravemente feridas. Segundo a Delegacia, no primeiro semestre do ano houve média de 210 acidentes com lesões graves nas ruas da região metropolitana. Em agosto, porém, o registro foi de 305 acidentes desse tipo.
Excesso de velocidade
O delegado Christian Cabral analisou as estatísticas parciais da Delegacia e apontou que pode ter ocorrido mudança de comportamento por parte dos motoristas da Grande Cuiabá entre o primeiro semestre e o segundo, possível motivo para o aumento do número de acidentes e da gravidade deles.
Segundo Cabral, a violência crescente no trânsito está associada ao excesso de velocidade – o que pode ter sido motivado pela liberação de parte das obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo. Com vias liberadas, os motoristas podem ter se sentido mais encorajados a desenvolver velocidades mais altas, sobretudo nas maiores avenidas, analisou o delegado.
Para aplacar esse comportamento, a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) já iniciou a instalação de equipamentos eletrônicos de controle de velocidade em Cuiabá, como radares de monitoramento de velocidade, lombadas eletrônicas e detectores de avanço semafórico. Os equipamentos ainda estão em fase de instalação e de testes, emitindo multas educativas aos motoristas que excederem os limites de velocidade.
Comentários