TRE ocupará 61 escolas municipais
Das 91 escolas da rede municipal de Cuiabá, 61 servirão como seções eleitorais neste pleito de 5 de outubro. Das 61, apenas em nove, a direção das unidades optou por dispensar os alunos. Nas demais e nas creches, com uma única exceção, as atividades ocorrerão normalmente na segunda-feira (06).
Entretanto, há um diferencial no dia de suspensão das aulas mesmo nos colégios que decidiram ceder o espaço físico à Justiça Eleitoral. “Algumas optaram por não funcionar na sexta-feira (ontem) e outras na segunda”, informou a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal Educação (SME).
Conforme a SME, apenas as crianças da Creche São José Operário, que fica no bairro Dom Aquino, tiveram as aulas suspensas ontem. O mesmo ocorrerá na segunda-feira. Mas, isso porque a unidade passa por reforma e as aulas estão sendo ministradas em um prédio cedido pelo Estado.
Já a assessoria do TRE informou que as salas de aulas começam a ser preparadas para o pleito hoje e, as urnas, serão recolhidas imediatamente após o horário determinado para votação, às 17 horas. Portanto, a decisão de funcionar ou não na segunda-feira é da direção de cada unidade escolar.
O TRE informou que não conta com um levantamento específico sobre quantas escolas, centros comunitários, universidades ou institutos das redes públicas ou privadas foram cedidas para o pleito deste cinco de outubro. Segundo o TRE, juntas, Cuiabá e Várzea Grande contam com nove zonas eleitorais somando mais de 590 mil eleitores. No Estado, são 70 seções eleitorais.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não soube informar quantas unidades estaduais serão cedidas do TRE. Segundo a assessoria de imprensa, somente a partir de terça-feira o órgão começaria a receber comunicados da direção das escolas sobre a disponibilidade do espaço neste pleito.
Conforme a assessoria SME, a suspensão das atividades não compromete o calendário escolar uma vez que já estava previsto no calendário escolar a entrega dessas escolas para o TRE. Assim, os educadores estarão repondo as aulas para garantir os 200 dias letivos e 800 horas/aulas.
Comentários