Municípios do Nortão se preparam para executar Plano de Saneamento Básico
Foi assinado o termo de cooperação que marca a parceria entre governo do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a elaboração dos planos de saneamento básico de 106 municípios, com até 50 mil habitantes. O prefeito de Cláudia, João Batista Moraes, disse que cada cidade terá apenas que disponibilizar um engenheiro e um técnico para acompanhar o desenvolvimento do plano, que estabelece as diretrizes para os próximos 20 anos e abrange quatro áreas: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de água pluvial e manejo de resíduos sólidos domiciliares. “Já estamos prontos para colocar em execução e adequar nosso município ao que pede a legislação”.
Com esse planejamento, os municípios podem participar de editais e receber recursos para essas áreas. Entre 2011 e 2013, 26 municípios mato-grossenses conseguiram recursos e já estão com a elaboração do plano em fase final. Este ano Governo do Estado finalizou o convênio com a Funasa para os outros 106 municípios.
A parceria da UFMT vai disponibilizar profissionais da área, tanto professores pesquisadores quanto alunos, para auxiliar os municípios. Com a ajuda da universidade, os municípios têm até dezembro de 2015 para finalizaram os planos de saneamento. O investimento da Funasa nesse convênio é de R$ 9,2 milhões.
Comentários