Dentista de Denise está entre os 5 melhores do mundo
ONG Turma do Bem elegevoluntários que mais se destacaram na mobilização para fazer do tratamento odontológico de qualidade um direito de toda a população.
Rafaela Nazaré de Oliveira, 35 anos, de Denise (MT), está entre os cinco melhores dentistas voluntários da Turma do Bem. A ONG é a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São 15 mil dentistas que atuam em 14 países e oferecem atendimento odontológico gratuito à população em condição de vulnerabilidade social.
Na Turma do Bem desde 2008, Rafaela coordena os dentistas voluntários de sua cidade e os do município vizinho (Arenápolis), ajuda na capacitação de outros coordenadores e conseguiu que o kit de higiene bucal (inclui escova, pasta e fio dental) fosse implantado como política pública em Denise. O projeto já foi sancionado pelo prefeito e o material está em fase de licitação para ser distribuído.
Mesmo morando em uma cidade pequena, com 8.523 habitantes, a dentista se tornou uma das coordenadoras que mais arrecadou recursos para a organização, seja por meio de doadores físicos ou por participação em campanhas.
Ela foi apresentada à organização por um diretor da Usinas Itamarati, empresa em que atua como dentista do trabalho na parte da manhã. À tarde, atende em seu consultório.
“Fui conhecer a Turma do Bem e me encontrei. Meu primeiro paciente me marcou muito. Era uma criança muito humilde, que não sorria. A mãe veio me dizer, chorando, que talvez eu não soubesse o tamanho da felicidade que estava proporcionando ao filho dela. A cada criança que recebo, me lembro desse menino, que hoje é adulto, responsável, trabalha e está bem. E sinto que estou no caminho certo.”
A ONG oferece atendimento odontológico gratuito a jovens de 11 a 17 anos com graves problemas bucais e sem condições de pagar pelo tratamento. Em 12 anos, 50 mil adolescentes já passaram pelas cadeiras dos dentistas voluntários.
Os dados oficiais mostram o rombo na questão odontológica. Pelo último levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada em 2010, 18% das crianças de 12 anos (17 milhões) nunca foram a um dentista. Essa idade é usada como referência porque representa o começo da dentição permanente. Segundo pesquisa do Conselho Federal de Odontologia, 68% dos brasileiros não sabem sequer que têm direito a atendimento público de saúde bucal, e estima-se que 20 milhões de pessoas ainda não tenham tido acesso a tratamento com um cirurgião-dentista.
Formada em odontologia pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), de Presidente Prudente (SP), com especialização em odontologia do trabalho, Rafaela conhece o problema de perto e tem em seu poder de convencimento a principal arma para ampliar a atuação da ONG na região.
Todos os sete dentistas das duas cidades que estão sob sua responsabilidade atendem crianças e jovens encaminhados pela Turma do Bem. A família também está engajada: mãe e namorado ajudam nas campanhas de arrecadação; a filha, nas triagens dos adolescentes que serão selecionados para receber o tratamento.
Agora que está entre os cinco dentistas com melhor desempenho na rede, ela já definiu qual será seu desafio para o próximo ano: “Esse reconhecimento traz mais responsabilidade. Vou ter de trabalhar mais, porque a gente acaba virando exemplo. No ano que vem, pretendo estar mais próxima dos novos coordenadores para ajudá-los a desenvolver bons trabalhos em seus municípios”.
Seu objetivo principal, no entanto, é o consultório. “A maior conquista, para mim, é poder atender esses jovens que jamais poderiam pagar pelo tratamento. Este é o meu foco.”
Sobre o Sorriso do Bem – A apresentação dos melhores dentistas da Turma do Bem foi realizada durante o Sorriso do Bem, o maior evento de saúde bucal e voluntariado do mundo. Por sua projeção e impacto, foi comparado à FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e a Davos, na Suíça, onde se encontram os maiores nomes da economia mundial. Neste ano, pela primeira vez, o Sorriso do Bem foi realizado em São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, e contou com a participação de 500 profissionais e convidados de 12 países. A edição 2014, realizada de 6 a 9 de novembro, foi patrocinada por Amil Linha Dental, Dental Cremer e Oral-B.
Sobre a Turma do Bem - A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 15 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 12 anos, impactou 50 mil jovens e 600 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil replicabilidade e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a ONG ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation, tornou-se fellow da Ashoka e foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas. Os mantenedores da Turma do Bem são Instituto EDP, Vale, Oral-B, Amil Linha Dental, Dental Cremer, Apsen Farmacêutica e Heraeus Kulzer.
Comentários