Nova reitora da Unemat já promete compromisso com dinheiro público
A solenidade de posse da reitora da Unemat Ana Maria Di Renzo e do vice-reitor Ariel Lopes Torres foi realizada na noite desta quinta (18), no Ginásio Poliesportivo da Cidade Universitária, em Cáceres. O evento marcou o retorno de uma mulher a direção da Instituição após 16 anos.
O atual reitor Dionei José da Silva, que deixa o comando da Unemat em dia 31 de dezembro, agradeceu a comunidade universitária pela colaboração. O professor também aproveitou para desejar sucesso aos novos gestores.
No momento da transmissão do cargo, o ex-reitor Adriano Silva foi convidado por Dionei José da Silva para cumprir o protocolo. O professor esteve à frente da Unemat de outubro de 2010 até março deste ano, quando renunciou ao cargo para concorreu a deputado estadual. “Eu não acho justo e não me sinto capaz de fazer a transmissão sozinho”, justificou o sucessor.
A atual secretária estadual de Educação Rosa Neide Sandes (PT) conduziu a cerimônia em nome do governador Silval Barbosa (PMDB). O próximo secretário de Educação de Mato Grosso Permínio Pinto Filho (PSDB), que assume a pasta em 1º de janeiro de 2015, também prestigiou o evento.
Pronunciamento
A reitora Ana Di Renzo iniciou seu pronunciamento agradecendo a família, aos colegas de trabalho na docência, ao ex-reitor Adriano Silva e ao reitor Dionei pelo trabalho e pelas conquistas nos últimos anos. “Nessa oportunidade temos que agradecer o seu esforço, professor Adriano em fazer a Unemat ser reconhecida e respeitada pelo Estado de Mato Grosso, possibilitando uma aproximação que nós, eu e o Ariel, temos que garantir que continue a existir. Os desafios que temos pela frente são muitos, porque temos que oportunizar o acesso ao ensino superior. Nosso desejo é ter uma graduação fortalecida e uma pós-graduação de referência no Brasil. Nós vamos trabalhar com coragem, lealdade e muito compromisso com o dinheiro público”, assegurou.
Eleição
Ana di Renzo disputou o comando da reitoria em junho deste ano com Marcos Borges e venceu com o aval de aproximadamente 54.42% dos votos. Ela já ocupou o cargo de pró-reitora de Ensino e Graduação, com trajetória de 26 anos na Unemat. A instituição detém orçamento de R$ 220 milhões, o que representa 2,1% da corrente líquida do Estado. Possui em seus quadros cerca de 20 mil alunos, 1,1 mil professores e 620 servidores técnicos-administrativos. (Com Assessoria)
Comentários