Duplicação da BR-163 viabilizará aumento de produção em MT, diz ministro
Cerca de 20% da soja colhida em todo o país na safra 2014/2015 passará, em algum momento, pela BR-163 em Mato Grosso. De acordo com o 3º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deverá colher 95 milhões de toneladas em 2015, sendo 19 milhões escoados por meio da rodovia. Este volume deverá ser ainda maior com a duplicação do trecho concedido.
De acordo com o atual ministro da Agricultura, Neri Geller, com a redução do custo logístico e melhores condições de escoamento, a produção mato-grossense de soja e milho poderá ser incrementada em até 8% ao ano. “Temos condições de crescer de 5% a 8% por safra. Com as obras, o produtor deverá investir neste ganho de produção”, afirma Geller, que deverá deixar o ministério no próximo governo de Dilma Rousseff.
Na próxima safra Mato Grosso produzirá 28 milhões de toneladas de soja e 18 milhões de toneladas de milho. Deste total, segundo estimativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), 69% passará pela BR-163. Em 2021, ainda de acordo com perspectiva do IMEA, este volume deverá alcançar 39,1 milhões de toneladas e 28,5 milhões de toneladas, respectivamente.
Para comportar este crescimento, Geller afirma que as obras de duplicação da BR-163 são indispensáveis. Ele afirma que tanto no segmento rodoviário quanto no portuário, a participação da iniciativa privada é fundamental para a viabilização dos investimentos necessários. “Sempre defendi as concessões na Casa Civil como alternativa para as questões de infraestrutura logística”, reforça.
O produtor de Primavera do Leste, Milton Rosseto confirma a perspectiva do ministro. Segundo ele, com as obras na BR-163, a logística terá menos impacto e isso tem consequência direta nos investimentos. “Mesmo com o pedágio, o custo para o escoamento será melhor e a diferença deverá ser revertida em tecnologia. Assim, a produção e a renda deverão aumentar”.
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