Professora vai comandar a Secretaria de Ciência e Tecnologia Maria Luiza Trovo disse que priorizará a reestruturação da pasta, principalmente os setores de ensino à distância e desenvolvimento tecnológico
O governador Pedro Taques (PDT) anunciou, na tarde desta terça-feira (30), a professora Luzia Helena Trovo Marques de Souza para comandar a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).
Após o anúncio, Luzia disse que buscará a reestruturação da secretaria, trabalhando especialmente os setores de educação à distância e o desenvolvimento tecnológico e inovação.
“Essas são algumas coordenadorias existentes na secretaria hoje, mas sem atividades significativas. Por isso, queremos promover essa reestruturação”, afirmou ela.
"O Ensino à Distância e o Desenvolvimento Tecnológico são algumas coordenadorias existentes na secretaria hoje, mas sem atividades significativas. Por isso, queremos promover essa reestruturação" A secretária indicada observou ainda que, “por se tratar de uma pasta de área finalística, se a Secitec realmente cumprir as atribuições que lhes são próprias, ela poderá contribuir com o desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado”.
A professora, no entanto, ainda não detalhou quais serão as primeiras ações a serem desenvolvidas na pasta.
A princípio, ela afirmou apenas que dará continuidade ao Pronatec – programa do Governo Federal – e que as atividades da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Gross) serão mantidas.
As ações deverão ser apresentadas no próximo dia 2, quando todos os secretários e o governador Pedro Taques apresentam, em audiência pública, o contrato com as metas para os 100 primeiros dias de gestão.
Fusão
Em coletiva realizada na tarde da última segunda (29), o governador admitiu que pretendia realizar a fusão da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
"Tive um debate muito forte com o senador Cristovam Buarque [PDT-DF) sobre essa secretaria e fui convencido pela manutenção dessa pasta ", afirmou ele.
Com a indicação da professora Maria Luiza, o governador Pedro Taques completa o primeiro escalão de seu staff.
Os indicados tomarão posse no dia 1º, quando também acontece a posse do governador e do vice Carlos Fávaro.
Perfil
Luiza Helena é graduada em pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, filósofa pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e possui mais de 30 anos de experiência na área educacional, sendo 15 anos dedicados ao ensino superior.
Atuou como docente no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e exerceu funções de assessoramento acadêmico-administrativo junto à Reitoria e Pró-reitoria Acadêmica, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
A professora também atuou no Conselho Estadual de Educação, na área de ensino superior, e na própria Secitec, onde criou o esquema de avaliação da educação superior.
Veja a composição do primeiro escalão do governador eleito:
Paulo Brustolin - Fazenda
Ana Luíza Ávila Peterlini - Meio Ambiente
Mauro Zaque - Segurança Pública
Eduardo Chiletto - Cidades e Desenvolvimento Regional
Jean Campos - Comunicação
Marco Bertúlio - Saúde
Permínio Pinto – Educação
Paulo Taques - Casa Civil
José Arlindo - Chefe de Gabinete
Seneri Paludo - Desenvolvimento Econômico
Marcelo Duarte - Infraestrutura
Júlio Modesto - Administração
Marco Aurélio Marrafon - Planejamento
Patryck Ayala - Procurador-geral do Estado
Coronel Zaqueu Barbosa - Comando Geral da Polícia Militar
Coronel Ribeiro Leite - Casa Militar
Gustavo Oliveira – Gabinete de Projetos Estratégicos
Eduardo Moura - Gabinete de Desenvolvimento Regional
Suelme Evangelista - Secretaria de Agricultura
Marcio Dorileo - Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Valdinei Arruda - Secretaria de Trabalho e Assistência Social
Leandro Carvalho - Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Ciro Rodolfo Gonçalves - Controladoria Geral
Comentários