Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 02 de Janeiro de 2015 às 17:54

    Imprimir


O ano de 2015 deve começar com dívidas para grande parte dos brasileiros. IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), renovação do seguro e material escolar são apenas algumas das faturas que devem tirar o sono dos brasileiros nos primeiros meses do ano.

O professor de economia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) José Nicolau Pompeo, afirma que o brasileiro que não se preparou para a situação vai encontrar problemas em 2015. Segundo ele, o ideal é usar o primeiro mês do ano para já realizar um planejamento familiar visando ao próximo ano.

— O consumidor tem que se preparar para janeiro durante o ano inteiro, porque ele se endivida, tradicionalmente, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

De acordo com Pompeo, as diferentes taxas de juros das contas de começo de ano permitem que o consumidor priorize aqueles com uma taxa de juros maior, como o IPVA. Motoristas de SP já podem consultar data e valor do IPVA 2015.

— Se ele [consumidor] tiver condição de pagar o IPVA à vista, não deve economizar o dinheiro, porque o imposto tem uma taxa de juros elevada (...) No caso do IPTU, a taxa é mais baixa.

No caso dos serviços, como o caso do seguro do carro, Pompeo recomenda que o consumidor analise cada uma das situações separadamente.

Para o professor, o corte de gastos do governo, aliado com a taxa de juros maior, deve fazer de 2015 um ano complicado para os consumidores, porque a combinação vai deixar o acesso ao crédito “mais escasso”.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/406376/visualizar/