Comércio de Curitiba vendeu 2% menos neste Natal, afirma ACP É a primeira vez em 4 anos que volume de vendas cai neste período do ano. Aqueles que compraram presentes gastaram menos do que o esperado.
Pela primeira vez, em quatro anos, as vendas no comércio de Curitiba no Natal caíram em relação ao ano anterior. Uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) mostrou que a redução no volume comercializado foi de 2% em comparação ao Natal de 2013. Até então as vendas no comércio curitibano nesta época do ano acresciam, em média, 5,5%.
Para o economista Cláudio Shimoyama, responsável pela pesquisa, a retração nas vendas está associada à instabilidade econômica que refletiu negativamente da disposição dos consumidores para gastar.
Também se verificou que os consumidores optaram por presentes mais baratos do que as estimativas do setor. Conforme divulgado pela ACP, era esperado que cada consumidor comprasse presentes com valores aproximados de R$ 97,00, porém, na realidade o valor foi um pouco menor, R$ 95,00. Em 2013, o valor médio chegou R$ 128,00.
Metodologia
A pesquisa ACP/Datacenso ouviu 200 comerciantes e 480 consumidores de ambos os sexos, na proporção de 200 que compraram presentes e 280 que se abstiveram da tradição de presentear na data festiva.
Comentários