Temporal provoca estragos em Nortelândia; veja fotos Casas e pontos comerciais foram destelhados e muitas arvores derrubadas pela força do vento que estima-se ultrapassou 100km/h
A chuva e o forte vento que atingiram o município de Nortelândia (Médio Norte de MT) na noite deste domingo (11.01) derrubaram diversas árvores em vários pontos da cidade, segundo a Prefeitura de Nortelândia. Os bairros mais atingidos pela chuva foram Da Ponte, Bandeirantes, e Tapirapuã.
Apenas no Bairro Tapirapuã, saída para a comunidade rural de Santaninha, periferia da cidade, cerca de sete árvores despencaram. Outros bairros foram atingidos pelo forte vendaval que surpreendeu os moradores por volta das 21hs de ontem, causando pânico e desespero em muitas famílias, já que casas foram destelhadas e em algumas o teto foi totalmente arrancado pelo forte temporal.
A Secretaria Municipal de Administração, iniciou na manhã desta segunda-feira (12.01) que as árvores estão sendo removidas e que os estragos estão sendo contabilizados.
“Realmente foi um forte temporal que pegou todos de surpresa e muitas famílias se viram numa situação de desespero, há casas que perderam quase tudo após terem o teto arrancado pelo vendaval” disse o titular da pasta Edivaldo de Sá.
O barracão que abriga o maquinário do Setor de Transportes, Viações e Obras Públicas do município ficou parcialmente destruído, inclusive com alguns veículos atingidos por pedaços de viga, telhas e madeira. Os telhados da Escola Municipal Caetano Dias no Bairro Tapirapuã e de onde funciona o Projeto Japuíra também foram atingidos. Várias árvores na Praia Rota do Sol e na Praça das Crianças caíram e tiveram que ser removidas ou recolocadas. Os prejuízos estão sendo contabilizados pela administração municipal.
Algumas casas e pontos comerciais da cidade também foram danificados, muros e casas caíram parcialmente. Informações do município dão conta de que na Zona Rural várias ocorrências foram registradas, porém não houve registro de vitimas e nem de desabrigados, apenas de danos materiais.
O temporal que atingiu toda a cidade começou por volta de 20h20 e durou cerca de 15 minutos. As rajadas de vento podem ter ultrapassado 96 km/h.
Além de derrubar dezenas de árvores, as chuvas também provocaram a interrupção da energia em toda cidade, porém o sistema de abastecimento foi reestabelecido logo após o fim do temporal.
Comentários