Moradora de Joinville registra fenômeno meteorológico inusitado Raio com arco-íris "é normal, mas não é comum", diz Leandro Puchalski. Registro foi feito em Joinville, no Norte de Santa Catarina, após tempestade.
Um fenômeno meteorológico incomum foi registrado por uma moradora de Joinville, no Norte de Santa Catarina, na segunda-feira (12). Ela flagrou a ocorrência de arco-íris e de raio ao mesmo tempo. O fato ocorreu após uma chuva forte, próximo às 20h. Durante o período da tarde, a sensação de calor chegou a 51ºC na cidade.
"Teve uma chuva de verão bem forte, saiu o arco-íris e ficou ainda tendo alguns raios. Bastante gente ficou surpresa porque estamos acostumados com chuva de verão, mas essa foi bem forte", diz Laís Mezzari. Ela registrou o raio com o arco-íris duplo da janela do quarto com o próprio celular. "Cliquei várias vezes até conseguir", explica.
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, o fenômeno é raramente visto. "É normal, mas não é comum", afirma. “Além do raio, tem o arco-íris duplo, um fenômeno óptico. O segundo arco-íris reflete as cores inversas, nem todo mundo consegue ver, depende de onde a pessoa olha", completa o especialista.
“Teve uma formação de chuva mais forte na região de Joinville, que talvez justifique. A tempestade passou e logo foi para o mar. Em seguida já veio uma massa de ar mais seco. O arco-íris é um sinal que a chuva mais forte passou, mas pode ter permanecido alguma nuvem mais carregada”, explica Puchalski.
Na tarde de segunda-feira (12) a temperatura chegou a 40,2ºC, mas, segundo a Central RBS de meteorologia, a sensação de calor atingiu 51ºC devido a umidade elevada do ar. "A chuva assustou um pouco porque era bem forte. Depois ficou tudo bem amarelo por causa do pôr do sol e ainda teve o arco-íris duplo. Fomos surpreendidos pela natureza com vários episódios na mesma tarde", afirma Laís.
Comentários