Novos juízes do trabalho participam de cursos de formação
O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) iniciou na terça-feira (13) o Curso de Formação Inicial para os novos juízes substitutos no estado. A qualificação ocorre na Escola Judicial do Tribunal e tem duração de 30 dias.
As aulas do curso se dividem em práticas e teóricas, com simulações de situações que serão vivenciadas pelos magistrados, como a condução de audiências. Os juízes aprendem também técnicas de conciliação, elaboração de sentenças, operacionalização do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) e demais assuntos sobre as competências gerais dos magistrados.
O curso de capacitação para juízes do trabalho recém-empossados é realizado com base nas resoluções da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e visa à interação com os processos internos do Tribunal, com a política institucional e a inserção social em comunidades do exercício jurisdicional.
Após o aprendizado no módulo Regional, em Cuiabá, o próximo passo desses novos magistrados é a participação no curso ministrado pela Enamat, em Brasília, capacitação que vai ocorrer entre os dias 23 de fevereiro a 27 de março.
Comentários