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Terça - 10 de Fevereiro de 2015 às 13:35

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Telefonia móvel teve 5.631 registros de reclamações em Mato Grosso

A telefonia móvel (celular) foi o principal item de queixas dos mato-grossenses nos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e a Secretaria Nacional do Consumidor em 2014. Já a telefonia fixa foi a segunda maior reclamação com 4.828 registros, seguido de água e esgoto com 4.011 queixas. Segundo o Procon de Mato Grosso, cobrança indevida/abusiva e não fornecimento do serviço contratado na telefonia são as principais reclamações dos consumidores mato-grossenses.

Os dados constam no Boletim Sindec 2014, que revelam a ocorrência de 51.375 procedimentos entre o Procon Estadual e os Procons dos municípios de Alta Floresta, Alto Taquari, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Guarantã do Norte, Jauru, Nobres, Paranatinga, Pedra Preta, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

O levantamento revela ainda que a categoria Banco Comercial recebeu 3.261 queixas, Energia Elétrica 2.370, Aparelho de Celular 2.165 reclamações, Setor Financeiros 2.134, TV por Assinatura 2.087, Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, entre outros) 1.562 e Cartão de Créditos 1.302.

Assim como a telefonia liderou o ranking de reclamações, as prestadoras de serviços de telefonia foram às empresas mais demandadas em 2014 no Estado. A Oi Fixo/Celular foi à campeã com 5.583 reclamações, seguida da Vivo/Telefônica com 4.091 e da Claro/Embratel com 2.960 queixas. A Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto (CAB Cuiabá) ficou em 4º lugar com 2.356 reclamações, seguida da Cemat com 2.294 e do Bradesco com 1.720.

De acordo com o Procon de Mato Grosso, as maiores reclamações dos consumidores no que diz respeito à telefonia (fixa e móvel), bem como internet, é quanto cobrança indevida/abusiva, serviço não fornecido ( entrega / instalação / não cumprimento de oferta / contrato), Contrato - rescisão/alteração unilateral e Recusa injustificada em prestar serviços.

Janeiro de 2015 supera na telefonia móvel

Segundo dados do Procon de Mato Grosso, em janeiro de 2015 foram registrados no órgão Estadual 147 reclamações relacionadas à Telefonia Celular, sendo que em 2014 haviam sido 109.

Enquanto, a fixa caiu de 125 para 104 queixas e a Internet de 22 para 12 reclamações.

Confira aqui o boletim de 2014 do Sindec.





Fonte: Olhar Direto

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