Doação de sangue aumenta em 41% no período de carnaval
O número de doações de sangue registrado no Hemocentro na capital, teve um aumento significativo no Carnaval de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Foram coletadas 849 bolsas de sangues no período de folia, 249 a mais que o registrado em 2014, o que representa 41% a mais nos estoques.
De acordo com a Secretária de Estado de Saúde, tanto as doações como os cadastros para novos doadores registram aumento. Foram registrados 1443 novos doadores, 551 a mais que o ano passado, um aumento de 61%.
A avaliação é positiva considerando a importancida da ajuda da população. Porém, a Secretaria de Estado de Saúde do Estado (SES) informa que as campanhas de doações de sangue irão continuar no decorrer de todo o ano.
Para ser doador
Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 16 a 69 anos, estar bem de saúde, com peso no mínimo 50 quilos e estar com a alimentação equilibrada.
No dia da doação, esperar um intervalo de duas horas após o almoço. Fazer uma alimentação reforçada, evitando ingestão de alimentos gordurosos, como frituras, ovos, massas, maioneses, sorvetes, chocolates, entres outros. E nunca fazer doação em jejum.
Para doar é necessário comparecer ao Hemocentro, na rua 13 Junho, 105, bairro Porto, em Cuiabá. O telefone/Fax: (65) 3623-0044.
Comentários