Crateras tomam conta de Várzea Grande e rua ameaça ceder;
As crateras estão tomando conta de Várzea Grande. O problema é constante na maioria dos bairros do município e colocam em risco à população que tem de passar por estes locais. A reportagem doOlhar Direto percorreu alguns bairros da cidade e se deparou com uma situação de completo abandono pelas vias. No bairro Jardim Aeroporto, uma rua corre o risco de ceder.
O bairro Cristo Rei é um dos mais afetados de Várzea Grande. Diversas ruas do bairro sofrem com os buracos que atrapalham o trânsito. Em alguns pontos, é quase impossível trafegar pelas vias. Na rua Miguel Marcondes, as crateras são constantes e por vezes é preciso que os veículos parem os seus veículos.
Na avenida 31 de Março, ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, um grande buraco coloca em risco a vida de quem passa por lá. Um buraco, próximo a uma curva, corta praticamente toda a pista. Neste ponto, os condutores também precisam quase parar o veículo, o que pode ocasionar um acidente, já que ali é uma via rápida.
A situação mais crítica, dos locais visitados pela reportagem, está no bairro Jardim Aeroporto. Entre os diversos buracos encontrados na rua Itapuã, dois são os que mais se destacam. Como pode ser visto nas imagens, as crateras colocam em risco a via que pode ceder a qualquer momento. Um esgoto corre abaixo da rua e causa um forte odor.
O apresentador Ademar Jajá, do programa ‘A Cara do Povo’, que estava no local e inclusive entrou no buraco para mostrar a situação, afirmou que o problema é antigo: “É um risco para as pessoas que passam aqui, tanto carros como pedestres ou ciclistas. A primeira vez que vim aqui (no começo do mês) e denunciei estava pequeno, agora está desta maneira. É uma vergonha, nada foi feito”.
Outra situação que coloca em risco a vida dos mato-grossenses fica na rua Manoel de Paulo, na Vila Pirineu. Lá, existe uma ponte que pode vir abaixo a qualquer momento com uma chuva mais forte. O asfalto está praticamente oco, já que grande parte do barranco desceu. É possível ver até canos, que deveriam estar abaixo do asfalto, expostos. Um buraco, que está na cabeceira, também pode provocar um grave acidente, principalmente à noite. Isso porque o local tem uma iluminação precária.
Outro lado
O secretário Municipal de Serviços Públicos e Transportes de Várzea Grande, Roldão Lima Júnior, explicou ao Olhar Direto que as ruas do bairro Jardim Aeroporto devem ser recuperadas após a conclusão da construção do novo Shopping: “O Shopping deve ser finalizado em outubro e eles já assumiram um compromisso de fazer uma revitalização e reestruturação da área após isto”.
“O tráfego está muito pesado na região, se fizermos algum tipo de recuperação será como jogar dinheiro fora. Ali chegam mais de 80 caminhões de concreto por dia. Claro que traz transtornos, mas este empreendimento irá valorizar a região”, acrescentou o secretário Roldão Lima Júnior.
Sobre a situação no bairro Cristo Rei e na avenida 31 de março, foi dito que os trabalhos de recuperação estão sendo feitos. Já na ponte, que fica na Vila Pirineu, o secretário garantiu que aguarda apenas o fim do período chuvoso para iniciar a construção de um lastro de cimento. Roldão revela ainda que nove equipes estavam trabalhando no município para fazer as correções, porém, o número teve de ser reduzido, já que faltavam materiais para serem fornecidos pelas empresas.
Comentários