Mato Grosso poderá comercializar Crédito de Carbono no mercado mundial
Foto: Reprodução
Mato Grosso poderá comercializar Crédito de Carbono no mercado mundial
O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, assinou nesta terça-feira (14) o termo de cooperação técnica com a empresa Permian Global para formaliza a comercialização de Crédito de Carbono gerada no Parque do Cristalino, localizado na região Norte do Estado. O documento visa também garantir a valorização dos ativos florestais e a conservação das unidades ambientais do Estado.
Segundo o diretor da Permian Global, Miguel Milano, a empresa, juntamente com o governo do Estado de Mato Grosso, irá formar uma parceria para criar mecanismo de mercado transformando floresta em pé em valor agregado econômico para o Estado e transformar em modelo mundial.
O projeto será acompanhado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que ficará responsável pela elaboração de uma legislação visando regulamentar a comercialização de ativos florestais. O governo o Estado tem como objetivo, mostrar o projeto aos proprietários de áreas com florestas naturais.
O Parque do Cristalino possui uma biodiversidade e um potencial de ecoturismo estratégico para o Estado. Ele possui aproximadamente 185 mil hectares e pode gerar crédito de carbonos que serão vendidos no mercado mundial.
A Permian Global é uma empresa de investimento, proteção e recuperação de florestas naturais e será responsável pela avaliação do projeto que estudará a quantidade e qualidade natural do parque além de medir o estoque de carbono existente.
Comentários