Prefeitura firma convênio para processo seletivo na área da saúde
A Prefeitura de Cuiabá firmou convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e oferece 35 vagas para o Processo Seletivo para o ‘Curso de Aperfeiçoamento e Desenvolvimento de Competência Pedagógica’ voltada à prática da Preceptoria na rede de saúde.
O curso é destinado aos profissionais que atuam na área da saúde e/ou docentes que exercem a preceptoria em Programas de Residência Médica e/ou Graduação em Medicina e/ou supervisão 3 no Programa Mais Médicos.
A Universidade Federal por meio de um convênio com as Secretarias de Saúde (SMS) e de Gestão (SMGE) sediará o curso que ocorre em todo o país por iniciativa da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). O edital de seleção de preceptores já está disponível e pode ser verificado aqui.
Segundo secretária de gestão, Ana Paula Villaça, a intenção é realizar o desenvolvimento de ações conjuntas no campo do ensino, pesquisa e extensão, mediante amplo intercâmbio científico, tecnológico, educativo e cultural.
“O objetivo é implementar um Programa de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da preceptoria na Residência Médica, pautado pelos princípios do SUS e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina”, explica.
O curso de extensão é gratuito e os participantes receberão certificado de Aperfeiçoamento Profissional, com carga horária total de 180 horas, sendo 60 horas em atividades presenciais e 120 horas em atividades de ensino à distância.
Das 35 vagas disponíveis, cinco são reservadas para profissionais de saúde e/ou docentes que exercem a preceptoria e serão indicados pelo Centro de Referência da UFMT. Outras cinco vagas são reservadas para os profissionais de saúde preceptores ou professores da Residência Multiprofissional em Saúde.
Todos os candidatos, inclusive aqueles indicados ou convidados pelo Centro de Referência, deverão efetivar a sua inscrição, exclusivamente, via internet até o dia 24 de abril de 2015 por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no siteww.ufmt.br/capacitacaopreceptoriaabem.
Comentários