Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 20 de Abril de 2015 às 14:58

    Imprimir


A descentralização dos serviços de saúde na região oeste foi tema da primeira audiência pública requerida pelo deputado estadual Wancley Carvalho (PV), em Pontes e Lacerda. O secretário de estado de Saúde, Marco Bertúlio, discutiu o assunto com prefeitos, vereadores, secretários municipais e sociedade.


Realizado na sexta-feira (17.04), na Câmara Municipal, o evento atraiu centenas de pessoas que se reuniram para debater a qualidade e abrangência do atendimento público de saúde, questões crônicas no estado.

Hoje, o hospital Vale do Guaporé, também conhecido como Santa Casa, é responsável direto pelo atendimento de casos de baixa complexidade de nove municípios. Já situações de média e alta complexidade precisam ser encaminhadas para hospitais das cidades de Cáceres e Cuiabá.

Segundo deputado Wancley Carvalho, a união de esforços possibilita a resolução dos problemas. "Juntamente com o Governo do Estado estamos empenhados em garantir a ampliação de serviços médicos na região", afirmou o parlamentar.

Esta é a primeira vez que o secretário de saúde visitou a cidade de Pontes e Lacerda. Além de participar da audiência, Bertúlio conheceu a estrutura do hospital e as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ainda de acordo com Wancley, a sociedade e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Guaporé (CISVAG) deram exemplo de organização ao se mobilizarem para discutir o assunto. "A saúde é prioridade, e precisamos discutir com a comunidade, com todos os agentes envolvidos".

A pedido da Secretaria de Saúde, o Consórcio está levantando dados para compor um relatório que vai servir de base para ampliação dos serviços. A princípio estão sendo identificados quais são os serviços médicos oferecidos por cada município, bem como a capacidade instalada. "O que vai estar disponível na região, quanto vai custar, quem vai ser atendido, aonde e como será o atendimento vai ser definido pelo plano que está sendo executado pelo Consórcio", destacou o secretário de Saúde, Marco Bertúlio.

Após a explanação das autoridades, o secretário respondeu aos questionamentos do público presente, e afirmou o desejo de expandir o atendimento. "Os recursos podem ser socializados para mais serviços em outros hospitais da região. Se for sugerido que pode ser para outro lugar o estado vai acolher esta demanda", finalizou.

Representando a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, o deputado Dr. Leonardo afirmou que vai trabalhar junto com o deputado Wancley para melhorar a saúde regional. "Podem contar com meu trabalho, empenho e conhecimento técnico na área", destacou.

Além de Pontes e Lacerda, a unidade hospitalar atende as demandas dos municípios de Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale do São Domingos, Nova Lacerda, Figueirópolis D´Oeste, Conquista D´Oeste, Campos de Júlio e Comodoro.





Fonte: Nortão Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/411695/visualizar/