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Cidades/Geral
Segunda - 27 de Abril de 2015 às 11:20

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A Defensora Pública que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias da Defensoria de Mato Grosso, Silvia Maria Ferreira, vistoriou o Albergue Municipal do Porto e o Albergue Municipal Abordagem Solidária, após encontrar diversas irregularidades, oficiou os órgãos competentes, mas até a presente data não recebeu nenhuma resposta substancial.


No Albergue Municipal do Porto, o intuito da vistoria foi verificar os maus tratos físicos e psicológicos dos funcionários com os albergados, além disso, a falta de uma enfermeira especificamente para atender os doentes e idosos, sendo que hoje há apenas uma enfermeira na entidade, a falta de psicólogos, a pequena quantidade de funcionários, a falta de capacitação da equipe, os problemas estruturais como a falta de ar condicionado nas salas da administração, a ocupação de quartos de albergados para fins administrativos, reduzindo a capacidade de 50 para 30 pessoas no local, e o entrave administrativo, uma vez que para entrar no albergue é necessário primeiro passar pelo CREAS.

Segundo a Defensora, o caso do Albergue Abordagem Solidária é ainda mais grave. “Um ofício foi enviado no dia 19 de março com as reclamações referentes a estrutura, limpeza, segurança e funcionários do local, mas até agora não recebemos retorno. Fizemos um contato telefônico com o diretor do albergue no último dia 15 e fomos informados que os problemas ainda persistem”, lamentou Silvia.

Dentre as irregularidades estruturais encontradas, estão a limpeza precária, a necessidade de pintura, defeitos nos banheiros, camas quebradas, colchões sem condições de uso, cozinha com falha em alguns utensílios, instalação elétrica em péssimo estado dentre outras. Além disso, falta material humano para compor o quadro de funcionários do albergue, como vigilantes, enfermeiras, psicólogos, cozinheiras, monitores e faxineiras.

Via ofício, a Defensoria foi informada no dia 25 de março que os colchões seriam entregues em um prazo máximo de 30 dias, a empresa responsável pela limpeza será contratada em um prazo de 90 dias. Em um prazo de 60 dias, serão resolvidos os problemas com os móveis e em um prazo de 90 dias, serão resolvidos os problemas com os utensílios da máquina de lavar.





Fonte: Nortão Noticias

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