Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Quarta - 13 de Maio de 2015 às 08:49

    Imprimir


Não é à toa que qualquer concurso público, por menos visado que seja, já é sempre concorrido e requer do candidato bastante empenho. As carreiras públicas são o sonho de muitas pessoas.


Mas, por que o desejo de ter um serviço público é tão sonhado por tanta gente? O LAc Concursos dá algumas explicações abaixo:

Estabilidade e segurança - Quando pensamos em uma carreira pública, uma das primeiras vantagens que nos vem à mente é a tão sonhada estabilidade no trabalho. Quem não trabalha no setor público sabe bem como é viver com o fantasma da demissão. As crises econômicas e políticas acabam atingindo setores como a indústria e comércio todos os anos e, com isso, milhares de trabalhadores perdem seus cargos. Ter um emprego garantido dá muito mais tranquilidade e segurança quanto ao futuro e essa é uma das vantagens que somente uma carreira pública pode proporcionar.


Sem restrição de idade - O mercado de trabalho é bem restritivo em relação a pessoas de mais idade. Infelizmente, ótimos profissionais deixam de ser contratados por terem mais de 40 anos, por exemplo. No setor público, a oportunidade é maior. A grande maioria dos concursos são para pessoas com idade entre 18 e 79 anos, portanto, engloba uma grande parcela de profissionais que são rejeitados no setor privado. E, para os mais jovens, também é uma grande oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

Sem exigência de experiência - Para os cargos privados, são poucos os casos em que o candidato precisa provar experiência anterior na função desejada. A grande dificuldade dos jovens em conseguir o primeiro emprego com carteira assinada é justamente por não terem experiência comprovada. Muitas empresas acabam barrando a contratação devido a isso. Na carreira pública, o jovem pode concorrer à mesma vaga que um profissional com experiência, e o desempenho na avaliação é que vai dizer se ele está apto ou não para exercer o cargo.

Salários mais altos - Em sua grande maioria, os salários pagos aos profissionais do setor público são maiores do que os pagos aos profissionais que exercem funções iguais ou semelhantes no setor privado. Existem também outros benefícios que são exclusivos para quem tem uma carreira pública, como o adicional por tempo de serviço, gratificações especiais de acordo com o perfil do cargo, licença prêmio, licença não remunerada por até dois anos, abono de um número de faltas por ano, entre outros.

Oportunidade de crescimento profissional - Os cargos públicos oferecem um sistema de promoção de cargos e salários especial, além de progressão por tempo de serviço. Na maioria dos órgãos públicos, existem processos de avaliação de competência para definir se o funcionário subirá de cargo. O funcionário público que investe em conhecimento tem grandes chances de crescer profissionalmente.

Sistema próprio de aposentadoria - Até na hora de se aposentar, quem tem uma carreira pública também sai ganhando. Geralmente, o valor de sua aposentadoria é mais elevado. Em alguns casos, o aposentado tem direito até mesmo ao valor integral que recebia quando trabalhava.

Vagas para ambos os sexos - Somente algumas vagas das forças armadas e da área policial possuem especificação de gênero. Nas demais carreiras, não há essa diferenciação. Outra vantagem diz respeito à faixa salarial, que não varia em função do sexo do candidato. Já no setor privado, é comum empresas pagarem menos para mulheres, mesmo exercendo a mesma função e tendo as mesmas qualificações.

Oportunidade para portadores de deficiência - Os portadores de necessidades especiais muitas vezes têm dificuldades em conseguir um bom cargo. No setor público, uma porcentagem das vagas é reservada a esses profissionais. Eles podem concorrer a cargos adaptados de acordo com sua condição física ou mental.





Fonte: Especial para Olhar Concursos - Thalita Araújo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/412914/visualizar/