Casa Civil avança na qualificação dos servidores
Servidores da Casa Civil e de outras secretarias participaram do sexto encontro de capacitação dentro do Segundo Ciclo de Palestras no saguão da Superintendência de Administração Sistêmica (Supas). Técnicos da Secretaria de Fazenda conduziram o tema Programação Financeira com foco no relatório de acompanhamento de Execução.
O Ciclo de Palestras é uma iniciativa da Supas e acontece desde o ano passado. Voltado a servidores não só da Casa Civil, vem trazendo temas relevantes para a fluidez do serviço público a partir de um levantamento feito entre os servidores da área sistêmica que apontam os principais gargalos na fluidez do trabalho.
Com o objetivo de elucidar como realizar a Interpretação e Análise do Relatório Anual da Programação Financeira, a palestra visou unir o prático ao teórico, além de estreitar o relacionamento entre os servidores responsáveis pela área à Secretaria de Fazenda (Sefaz), responsável pelas programações financeiras.
De acordo com a palestrante Josiane Labbiapari, assessora técnica da Coordenadoria de Gestão de Programação Financeira é muito importante que os servidores, especialmente os da área financeira e orçamentária, entendessem bem como funciona o Relatório Anual, que traz todas as informações necessárias para a execução de despesa. “No relatório, o servidor vai olhar o saldo, o quanto foi empenhado, o quanto se pagou. São dados de empenho, liquidação e pagamento”, explica.
Nessa mesma linha de pensamento, Luciana Roda, também da mesma coordenadoria, ressaltou a importância desses encontros de capacitação para resolução de problemas e maior fluidez e agilidade no processo de execução. Ela acredita que se a frequência desses encontros fosse maior, os benefícios para o Estado também seriam.
Responsável pelo projeto, a analista administrativa Sandra Morais Matsui diz que os temas escolhidos apontam, de acordo com os técnicos, os principais gargalos na fluidez do trabalho. “A intenção é instruir os servidores com capacitação adequada para uma melhor entrega dos trabalhos, especialmente os que entraram agora para que tenham conhecimento suficiente do que fazem, diminuindo assim os apontamentos dos órgãos de controle”. Ela lembra ainda que ao final do projeto de Circuito de Palestras será emitido certificado pela Escola de Governo.
Próximas Palestras:
Tema: Sistema Aplic
Palestrante: Simone Pelegrini -Tribunal de Contas do Estado (TCE)
Data: 18/06/15 - quinta feira
Horário: 9h às 11h
Tema: Elaboração de TR - Termo de Referencia
Palestrante: Mara Fernanda Flôrencio - Tribunal de Justiça (TJ)
Data: 24/06/15 - quarta-feira
Horário: 9h às 11h
Comentários