Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Setembro de 2012 às 17:23

    Imprimir


Sonia e sua filha, Andreia, não sabem como vão resolver problema com o banco a partir de agora (Foto: Arquivo Pessoal)
Sonia e sua filha, Andreia, não sabem como vão
resolver problema com o banco a partir de agora
(Foto: Arquivo Pessoal)


 

O anúncio da liquidação do Banco Cruzeiro do Sul pelo Banco Central do Brasil nesta sexta-feira (14) preocupa quem tem problemas a serem resolvidos com a instituição financeira. O banco tem forte atuação na concessão de crédito consignado a aposentados, que relatam dificuldade em solucionar os impasses.

É o caso de Sonia Maria de Bonis, de 62 anos, de São Paulo, que teve um empréstimo feito em seu nome sem sua autorização em maio e até hoje não conseguiu cancelar a operação. Com o anúncio do fechamento do banco, a filha da aposentada, a empresária Andreia de Bonis Coutinho, de 30 anos, diz que vai tentar agilizar a denúncia no Juizado de Pequenas Causas.

“A gente não sabe agora qual procedimento tomar, se vai adiantar ir no [Juizado] de Pequenas Causas. Com certeza ficamos mais apreensivas, não estávamos sabendo que o banco ia fechar e vamos buscar saber qual procedimento que temos que tomar (...) Eu vou até acelerar minha ida [ao Juizado]”, afirma Andreia.

A empresária conta que sua mãe não era cliente do banco e apenas descobriu o empréstimo em seu nome quando veio o desconto de R$ 173 na aposentadoria em junho, quando as duas foram sacar o benefício. De acordo com ela, foi feito um empréstimo de R$ 5,2 mil no nome de Sônia, em 58 parcelas de R$ 173.

“Fomos ao INSS e conseguimos o cancelamento do desconto do empréstimo no benefício dela, mas aí fomos até o banco para tentar resolver e fomos muito mal atendidas”, relata.

Diante da dificuldade de solucionar a questão com a instituição financeira, Andreia diz que vai acionar a Justiça. Ela revela que já foi a um Juizado de Pequenas Causas, mas foi orientada a procurar outra unidade.

“A gente não recebe a fatura do empréstimo porque o endereço que está cadastrado no Banco Cruzeiro do Sul é outro”, diz. O medo de ambas é que o nome de Sonia fique sujo e ela não consiga adquirir outros empréstimos.

Sonia não é a única com problemas que demoraram a ser resolvidos com o banco. O aposentado Geraldo Binhoto, de 69 anos, de Santa Bárbara D’Oeste, em São Paulo, revela que teve dor de cabeça para conseguir cancelar, no começo deste ano, um cartão que adquiriu com a instituição financeira. “Foi uma história terrível, de ligações e idas ao Procon”, relata.

Binhoto diz que a questão só foi resolvida após ele acionar a imprensa local. “Eu não sei se teve alguma ligação, mas depois parece que as coisas ficaram mais fáceis”, diz.

A aposentada Dagma Cristina Dias, também de São Paulo, relata que, em 2009, passou por um problema com um cartão extraviado e, assim como Sônia, teve um empréstimo feito em seu nome no banco.

“Eu consegui gravar a ligação de quando foi desbloqueado, a voz não era minha e eu consegui provar. Eu só queria meu dinheiro de volta que foi descontado no benefício”, diz. De acordo com Dagma, a fatura era de aproximadamente R$ 2 mil, mas o ressarcimento foi feito. “O que importava para mim era tirar meu nome do SPC e parar descontar do [benefício do] INSS.”

O Banco Cruzeiro do Sul informou ao G1 que os clientes com dúvidas de procedimentos a serem tomados devem entrar em contato com a instituição financeira pelo telefone (11) 3848-2865.





Fonte: DO G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41424/visualizar/