Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Terça - 23 de Junho de 2015 às 07:13

    Imprimir


Foto: Reprodução/Ilustração

Confira 7 dicas de como melhorar o desempenho na realização de provas de concurso público

Estudar é a melhor dica sempre para quem quer passar em concursos públicos. Porém, algumas dicas também ajudam, favorecendo o processo.

O Lac Concurso dá algumas dessas dicas aos concurseiros, para que melhorem seu desempenho em provas. Confira:

Desacelere

Se você vinha seguindo um ritmo puxado de estudos, é essa a hora de sossegar. Nos dois ou três dias que antecedem a prova, deixe os livros de lado. Passe o olho em resumos, anotações importantes, reveja apenas os assuntos mais problemáticos, tudo de forma moderada. Essa não é mais a hora de absorver novos conteúdos.

Use o tempo para relaxar, desanuviar e, no máximo, relembrar os temas que te deixam inseguro. Mas não vá além da conta. Lembre-se: você vai precisar estar descansado e relaxado para fazer uma boa prova!

Leia também:
Concurso INSS: confira dicas para incrementar os estudos para cargo de técnico


Mantenha-se hidratado

Todo bom corredor sabe o valor de uma garrafinha de água, não é mesmo? Para um concurseiro, a regrinha é a mesma: mantenha-se hidratado! Esse é um dos segredos para deixar o corpo funcionando a pelo vapor.

Nos dias anteriores à prova, não economize copos de água, xícaras de chá ou sucos. Evite os refrigerantes — consuma aquilo que irá nutrir o seu corpo. As frutas também são ótimas opções para quem quer se hidratar: ricas em fibras e vitaminas, elas poderão dar uma turbinada no organismo ao mesmo tempo em que o mantém hidratado e saudável! E no dia da prova não se esqueça de levar a boa e velha garrafa de água. Mas de material transparente, heim? Não vá dar bobeira!

Equilibre a alimentação

Na semana que antecede a prova, evite encher o prato com comidas pesadas e exóticas. Você não quer correr o risco de ficar mal do estômago às vésperas de uma data tão importante, não é mesmo? Opte por refeições leves e nutritivas. Capriche nas frutas, verduras, legumes e oleaginosas. Uma alimentação saudável dará a energia que você precisa para o grande dia!

Preze por noites bem-dormidas

Chega de virar a madrugada estudando. Na semana da prova, a ordem da vez é dormir bem! Um sono de qualidade permitirá que você fique descansado para o dia da prova, além de auxiliar na memória e na retenção do conteúdo!
Se a ansiedade estiver impedindo o sono de vir, tente relaxamentos, fitoterápicos ou exercícios físicos para extravasar a energia e mandar o estresse para bem longe.

Leia os enunciados

Pode parecer bobo, mas vários candidatos perdem pontos por causa disso. Em meio ao nervosismo e à inquietude da hora da prova, muitos concurseiros se esquecem de ler o enunciado com atenção e, por conta disso, cometem erros que poderiam ser facilmente evitados.

O que a questão está realmente pedindo? Deve-se assinalar a afirmativa falsa ou verdadeira? A proposição é uma negativa? Analise tudo com cuidado e fique atento!

Revise a prova

A menos que o tempo esteja realmente chegando ao fim, é sempre importante dar uma boa revisada antes de entregar a prova ao fiscal. Leia os textos e as proposições com cuidado, procure por erros, pegadinhas, contradições. Refaça as questões mais difíceis, aquelas que deixaram dúvida. Um pontinho ou outro a mais podem fazer toda a diferença na hora da aprovação! Vigilância constante!

Administre o tempo

Você pode até ser proibido de usar relógio na hora do certame, mas é perfeitamente possível monitorar o tempo! Os fiscais da sala fazem uma espécie de contagem regressiva no quadro negro e, de tempos e tempos, assinalam a passagem das horas. Geralmente a cada trinta minutos. Fique atento para terminar a prova antes do limite final — e não se esqueça de reservar alguns minutinhos para assinalar o gabarito e reescrever a redação na folha oficial!





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/414603/visualizar/