Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Sábado - 27 de Junho de 2015 às 06:34

    Imprimir


Foto: Reprodução/Ilustração

Concurseiro: saiba mais sobre os 10 hábitos que ajudam no desempenho dos estudos

Preparar-se para um exame exige mais que estudar muito. Para garantir o bom desempenho nos estudos, é necessário criar hábitos saudáveis que favoreçam a aprendizagem e auxiliem psicologicamente na hora da prova.

O Lac Concursos preparou dicas sobre os 10 hábitos que irão ajudar os concurseiros a ampliar a capacidade de estudar e podem aumentar as chances de conquistar a sonhada aprovação. Confira:

Beber água regularmente

Segundo indicam as pesquisas médicas, o ser humano precisa de 1,5 a 2 litros de água por dia para manter o corpo bem-hidratado, e o benefício também é mental. O cérebro necessita de uma quantidade de oxigênio para funcionar bem, e beber água ajuda na oxigenação desse órgão.

Por outro lado, a desidratação é a causa principal da fadiga, perda de concentração e memória. Então, se estiver se sentindo cansado ou com sono, beba um copo d’água e veja a diferença.

Cuidar da nutrição

Bons hábitos alimentares são importantes para a saúde física e também para a saúde mental. Fazer as refeições nas horas certas, comer em intervalos regulares e ingerir todos os nutrientes de que seu corpo — e seu cérebro — precisa ajudam na concentração. Estudar com fome só atrapalha.

Consumir alimentos que melhoram a memória

Salmão e sardinha são ricos em ômega 3, ácidos graxos e DHA, essenciais para o bom funcionamento do cérebro. Coma três vezes por semana ou consuma um suplemento do óleo do peixe para potencializar os estudos. Outros alimentos bons para a memória são ovos, castanhas-do-pará, nozes e peru.

Combata o desânimo e o estresse

Segundo alguns estudos, o guaraná é um energético natural que devolve o vigor e retira o sono. Outrossuplementos naturais para aumentar a concentração, diminuir a fadiga e o estresse são o ginkgo biloba e o ginseng.

Faça intervalos

Muitas horas de estudo baixam o rendimento do aprendizado e diminuem a concentração. O ideal, portanto, é fazer pequenos intervalos de 5 a 10 minutos a cada uma ou duas horas. Na internet, você pode baixar um temporizador para programar e tocar nos intervalos.

Aproveite essa pausa para comer alguma coisa, fazer uma ligação rápida ou checar o e-mail. Só não deixe passar de 10 minutos para não perder o pique.

Respeite seu relógio biológico

Algumas pessoas necessitam de mais horas de sono, outras necessitam de menos. Descubra de quantas horas necessita e crie a disciplina de ir para a cama a levantar-se sempre no mesmo horário. Quando você está com sono, perde a capacidade de resolver problemas, fica disperso e o pensamento crítico e habilidades ficam comprometidas.

Pratique exercícios regularmente

Você não precisa frequentar uma academia, mas se conseguir pelo menos fazer uma caminhada diária de meia hora, já notará uma melhora no desempenho nos estudos. O exercício físico leva mais oxigênio para o cérebro e reduz o risco de doenças que levam à perda de memória, tais como diabetes e doenças cardiovasculares.

Pratique meditação para melhorar o desempenho nos estudos

Vários estudos científicos comprovam que a meditação faz bem à saúde, aumenta o nível de concentração, combate a depressão, dor crônica, entre outros benefícios. Na internet, há vários sites que ensinam a meditar ou indicam centros onde ensinam essa técnica. O ideal é começar com poucos minutos e ir aumentando o tempo aos poucos.

Crie um método

Algumas pessoas conseguem estudar melhor sozinhas, outras precisam de companhia. Reconheça qual é o seu estilo de estudos e use essa característica a seu favor.

Se não tem disciplina para estudar sozinho, matricule-se em um curso ou marque de estudar com um amigo. O Importante é não perder o foco! Caso trabalhe o dia todo, estude no ônibus, grave o conteúdo no celular e vá ouvindo no trajeto, baixe aplicativos de testes e provas de concurso e vestibulares e treine muito.

Encontre um tempo para o lazer e os amigos

O segredo para melhorar o desempenho nos estudos é o equilíbrio, portanto, não se esqueça de reservar um tempo para os amigos e lazer. Se estudar a semana toda, folgue nos finais de semana. Se estudar somente à noite, reserve o domingo para a folga. Lembre-se de que o cérebro precisa de um descanso para se recuperar.





Fonte: Especial para o Olhar Concursos - Thalita Araújo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/414900/visualizar/