Após articulação do senador Cidinho e da bancada federal, o vice-presidente do TRF da 1ª Região Daniel Soares suspendeu de forma cautelar a desocupação dos 7 mil produtores que moram na Suiá Missú.
Bancada intervém, Justiça suspende desocupação e evita conflito
De acordo com o senador José Aparecido do Santos, o Cidinho (PR), que lidera as negociações junto a União com apoio da bancada federal, a partir de agora a ministra-chefe da Casa Civil Gleise Hoffmann vai se reunir com representantes da Auditoria Geral da União, a fim de chegar a uma solução definitiva para o problema.
O conflito teve início com a determinação da Justiça, a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), de que as famílias deixassem a área até o próximo dia 1º. A nova decisão foi tomada após encontro da bancada e representantes dos produtores com a ministra na tarde desta quarta (12). Na oportunidade, os posseiros, inclusive, apresentaram um mapa da Funai que não constava nos autos da ação e que comprovaria divergências entre o traçado exposto pelos índios e a demarcação real da área.
Comentários