Conselheiros recebem informações sobre destinação do lixo em Rondonópolis
Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (9), na sala de reuniões do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis - Sanear, os novos integrantes do Conselho Municipal de Saneamento – Comsan receberam informações sobre os encaminhamentos dados para que se faça a destinação correta dos resíduos sólidos no município.
“Queremos chegar até o final deste ano cumprindo a legislação, no caso o Plano Nacional dos Resíduos Sólidos, garantindo uma destinação correta para os resíduos sólidos em Rondonópolis”, destacou na reunião o diretor-geral do Sanear, Themis de Oliveira.
Para atender a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, o Sanear estabeleceu na licitação realizada no início deste ano que a empresa vencedora teria que fazer, além da coleta e o transporte, a destinação final correta dos resíduos sólidos de Rondonópolis.
A licitação foi vencida pela empresa Financial Ambiental, que tem um prazo de seis meses para se adequar e garantir a destinação final dos resíduos sólidos de forma correta em Rondonópolis. Atualmente, o lixo coletado nas casas dos rondonopolitanos é transportado para o Aterro Controlado da Mata Grande.
O coordenador regional da Financial, Elsio Terra, disse que a empresa irá destinar o lixo coletado na cidade para o Aterro Sanitário, que está em construção pela Repram, em uma área que tem as licenças ambientais de 47 hectares à margem da rodovia que vai para São Lourenço de Fátima.
A escolha do local para implantação do aterro sanitário, conforme o engenheiro responsável pela obra, Arthur Monteiro, foi feita a partir dos estudos de viabilidade, incluindo critérios ambientais e de logística. “Até o final do ano o aterro já deverá estar funcionando”, previu Monteiro.
Elsio salientou, ainda, que junto ao aterro sanitário, por força do contrato estabelecido pelo Sanear, será destinado um local para que seja feita a triagem dos resíduos, que será executada por uma cooperativa de catadores de lixo.
Novos integrantes
Na reunião desta tarde, que contou com a posse dos novos integrantes do Comsan, indicados pelas entidades governamentais e não-governamentais da cidade, Themis foi reconduzido, por consenso, à presidência por mais dois anos. Ele terá, agora, na vice-presidência o representante da maçonaria no conselho, o secretário Municipal de Governo, Eduardo Duarte.
Comentários