Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Setembro de 2012 às 09:32
Por: Iara Vilela

    Imprimir


Queimada no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (Foto: Reprodução/TVCA)
O incêndio atinge a região do parque desde a última
sexta-feira (7) (Foto: Reprodução/TVCA)


 

Um grupo cerca de 30 pessoas entre bombeiros e brigadistas conseguiram retornar à base do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães apenas durante a madrugada desta quinta-feira (13). De acordo com as informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, os homens tentavam combater o incêndio que atinge o parque, se distanciaram um pouco mais do que o necessário e acabaram por pegar a trilha errada na hora de voltar para a base.

Ao G1, o capitão do Corpo de Bombeiros, José Neto da Silva Lima, afirmou que a equipe retornou para Cuiabá por volta das 2h e que o grupo foi orientado sobre o caminho de volta através de um rádio de comunicação. “Eles erraram a trilha de volta, tiveram que retornar para o ponto em que estavam e depois pegaram a trilha correta”, explicou. Ainda segundo o capitão, como o ponto em que o grupo estava é de morraria, eles demoraram mais tempo para conseguir se locomover.

A equipe fazia parte de um grupo de bombeiros e brigadistas que tentam combater o fogo que atinge há 6 dias o entorno do parque, que fica ao logo da rodovia Emanuel Pinheiro. Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMbio), que administra o local, nesta terça-feira (11), as chamas adentraram a área do parque e já consumiram o equivalente a três mil campos de futebol.

Ainda conforme o Capitão Lima, o incêndio foi parcialmente controlado. “Segundo as nossas equipes, havia uma frente de fogo muito grande que foi controlada. Existem focos isolados e por isso mais equipes serão encaminhadas ainda hoje [quinta] não só para a área do Véu de Noiva, como também para a região do Morro de São Gerônimo”, garantiu.

Parque
O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães abrange 32.630 hectares e recebe turistas diariamente. Mesmo com a fumaça dos incêndios que atingem a área, as visitas aos pontos turísticos não foram suspensas. Conforme a administração do parque, isso só deve ocorrer se os focos de incêndio atingirem os limites das cachoeiras e do Morro de São Gerônimo, que são um dos principais pontos de visitação.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41588/visualizar/