Mais um Frigorífico Fecha as portas em MT
A diretoria do frigorífico JBS confirmou ao Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Carnes e Laticínios do Portal da Amazônia (Sintracal) o fechamento de mais uma planta de abate no Estado. Cerca de 300 funcionários da unidade de Matupá serão demitidos nesta terça-feira (14), consequentemente encerrada as atividades.
Com o objetivo de garantir medidas compensatórias, o Sintracal convocará uma reunião com todos os funcionários demitidos, está semana, onde serão buscadas explicações para alguns pontos a serem esclarecidos.
O presidente do sindicato, José Evandro Navarro, relatou ainda que tentou negociação desde março com a empresa, a fim de evitar o fechamento da unidade em Matupá, mas segundo ele a JBS não retornou nenhuma carta, nem comunicado, ou abertura de diálogo com apresentação de propostas.
Sendo o sétimo fechamento somente este ano e o vigésimo nos dois últimos anos, Mato Grosso tem hoje cerca de 4 mil pessoas desempregadas, oriundas apenas dos frigoríficos.
Somente em Sinop, 700 funcionários tiveram os contratos reincididos pela unidade da JBS.
A motivação para o encerramento das unidades ainda não está claro, mas um dos pontos citados pela empresa ao Ministério Público do Trabalho (MPT) é a falta de animais para o abate.
Comentários