Testes gratuitos de hepatite são realizados no mês de julho em Jundiaí Interessados podem faze o teste no Centro de Triagem e Aconselhamento. Objetivo é incentivar a prevenção da doença e o diagnóstico precoce.
Testes são oferecidos no Centro de Testagem e
aconselhamento (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
A Secretaria de Saúde de Jundiaí (SP) promove no mês de julho uma campanha contra as hepatites virais tipo B e C. O objetivo é orientar a população sobre a prevenção da doença e incentivar o diagnóstico precoce.
Até o final do mês, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está oferecendo os testes para hepatites B e C, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. O teste é sigiloso e gratuito e o CTA também disponibiliza exames para HIV e sífilis.
Além disso, a secretaria vai intensificar a divulgação de informações sobre a doença em toda a rede municipal de saúde. As hepatites virais B e C são as principais causas de transplante hepático. Os vírus B e C podem causar inflamação crônica do fígado, normalmente sem sintomas, evoluindo para cirrose hepática e câncer de fígado.
No Brasil, estima-se que milhares de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem do diagnóstico. No Estado de São Paulo, as notificações de 2000 a 2015 contabilizam mais de 68 mil casos de hepatite C e 39 mil de hepatite B.
O diagnóstico precoce da doença é importante para a redução da transmissão, no acesso ao acompanhamento clinico e tratamento medicamentoso (com possibilidade de cura) e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O Centro de Testagem e Aconselhamento fica na rua Conde de Monsanto, 480, no Vianelo.
Comentários