Mundial de cubo mágico reúne competidores em São Paulo
Quatrocentos competidores de 40 países participarão neste fim de semana em São Paulo do 8º Campeonato Mundial de Cubo Mágico. A competição realizada nesta sexta (17), sábado (18) e domingo (19) no Colégio Etapa tem 18 modalidades de cubo mágico, em diversos tamanhos e composições. O 3x3x3 é o mais conhecido. O australiano Feliks Zemdegs, que há dois anos resolveu o cubo em 8,18 segundos, em Las Vegas, deve participar.
Os interessados em assistir devem comparecer nos dias do evento ao Colégio Etapa, na Rua Vergueiro, 1987 (próximo ao metrô Ana Rosa) e fazer inscrição no local. Quem não mora em São Paulo poderá assistir à final da modalidade 3x3x3, às 16h15min de domingo (19), pela Internet, no endereço http://cubovelocidade.com.br/worlds/
O recorde mundial de velocidade é do americano Collin Burns, que precisou de apenas 5,25 segundos para resolver um cubo mágico tradicional (3x3x3) em um torneio oficial promovido em 2015 pela associação mundial do jogo, em Doylestown, Pensilvânia, nos Estados Unidos.
O primeiro campeonato mundial de cubo mágico foi realizado em 1982, em Budapeste, na Hungria. O segundo foi realizado em 2003, em Toronto, no Canadá. As competições são realizadas a cada dois anos: Boston (EUA) em 2005), Budapeste (Hungria) em 2007, Dusseldorf (Alemanha) em 2009, Bangkok (Tailândia) em 2011, Las Vegas (EUA) em 2013) e Brasil, em 2015.
O cubo mágico foi inventado em 1974 pelo arquiteto húngaro Erno Rubik e ganhou seu nome: Rubik´s Cube. Ele se declara orgulhoso com a repercussão de seu invento, que foi criado para ser utilizado nas suas aulas de arquitetura: "Quem pensaria que depois de 41 anos centenas de jovens iriam competir em São Paulo? Isso mostra que o desafio de resolver o cubo é atemporal".
Rafael Cinoto, um dos representantes no Brasil da Associação Mundial de Cubo Mágico (World Cube Association), diz que as expectativas do campeonato em São Paulo são as melhores. Segundo ele, "realizar o Mundial no Brasil é uma valorização dos praticantes brasileiros que levam a sério o cubo mágico, que é muito mais que um brinquedo, é uma ferramenta de desenvolvimento cognitivo e de aumento da autoestima."
SERVIÇO:
Campeonato Mundial de Cubo Mágico
Quando: 17, 18 e 19 de julho
Onde: Colégio ETAPA - Rua Vergueiro, 1987, Vila Mariana - São Paulo
Horário: a partir das 8h.
Entrada: gratuita
Comentários