Mato Grosso planeja implantação de programa para evitar crise de água
Foto: Itaipu Binacional
Mato Grosso estuda implantar o programa "Cultivando Água Boa" em parceria com a empresa Itaipu Binacional. A implantação do programa visa à realização de estratégias de uso racional e sustentável da água, evitando assim a possibilidade de uma crise no abastecimento como a constatada em São Paulo neste ano.
A implantação do programa "Cultivando Água Boa" é discutida nesta segunda-feira (20) em um workshop organizado pelo governo de Mato Grosso reunindo oito secretários. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a iniciativa foi adotada pelo governo de Minas Gerais no mês de março deste ano.
Em maio, segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, uma visita foi realizada em Foz do Iguaçu (PR) para conhecer de perto o programa. “Nós fizemos uma visita a Foz do Iguaçu no mês de maio para conhecer o programa, tirar dúvidas e verificar quais os exemplos positivos podem ser implantados em Mato Grosso”.
Durante o workshop o superintendente do Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, apresentará o programa e seu modelo de governança.
O programa "Cultivando Água Boa” é idealizado pela Itaipu Binacional, hoje a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.
Na última sexta-feira (17) foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria Conjunta nº 002/2015, que cria o Grupo de Trabalho composto de 23 membros, visando a elaboração e incorporação do programa "Cultivando Água Boa" em Mato Grosso. O grupo é formado por representantes das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Educação (Seduc), de Trabalho e Assistência Social (Setas) e do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR).
Comentários