Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 29 de Julho de 2015 às 07:18

    Imprimir


A presidente Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira (28) o site Dialoga Brasil, um fórum de participação digital que será administrado pelo governo federal. O objetivo da ferramenta é receber propostas de cidadãos para melhorar as ações do Executivo federal.


A ideia é que, por meio da plataforma, os brasileiros apresentem sugestões para 80 programas relacionados a 14 áreas de atuação do governo federal, como saúde, educação e segurança pública. Além disso, os internautas poderão "curtir" propostas de outros participantes e conhecer os principais programas do Executivo.

Na mesma plataforma, os usuários terão a possibilidade de participar de bate-papos virtuais com integrantes do primeiro escalão da gestão Dilma.

O primeiro ministro a interagir com os usuários do Dialoga Brasil será Arthur Chioro (Saúde). Ele participará de um chat no próximo dia 6.

O governo informou ainda que começará, em novembro, a colocar em prática as três propostas mais apoiadas de cada programa.

Para participar do Dialoga Brasil, os internautas devem fazer um cadastro no site ou, então, usar suas contas pessoais no Facebook ou no Google. As propostas publicadas no site irão passar por um filtro de moderação. Depois disso, será possível compartilhar as sugestões por meio de redes sociais como Twitter, Facebook, WhatsApp e Google+.

Segundo os organizadores da ferramenta, o filtro de moderação irá analisar se as propostas estão em conformidade com os termos de uso do site.

Auditório

Em contraste com as cerimônias tradicionais organizadas no Palácio do Planalto para apresentar as ações do governo federal, a presidente Dilma Rousseff optou por um evento com um formato semelhante ao de um programa de auditório. No lugar dos salões nobres da sede do Executivo federal, a solenidade ocorreu em um teatro de Brasília.

Dilma e os ministros escalados para apresentar a nova ferramenta do governo ficaram sentados lado a lado no palco. Na plateia, foram selecionados jovens para representar a sociedade civil.

Em meio à cerimônia, a apresentadora do evento leu propostas enviadas por pessoas que estavam presentes na plateia. Esses participantes foram explicar à presidente e aos integrantes do primeiro escalão as ideias enviadas ao Dialoga Brasil.

Uma das participantes sugeriu um sistema para que beneficiários do Bolsa Família cadastrem currículos para procurar vaga de trabalho. Essa seria uma forma de mostrar a quantidade de beneficiários do programa com intenção de trabalhar, já que, segundo ela, há pessoas que pensam que essas pessoas estão acomodadas.

Dilma

O discurso da presidente Dilma Rousseff encerrou a cerimônia. Ela disse que o primeiro compromisso que assumiu após ter sido eleita para o segundo mandato foi o do diálogo.

"É muiito dificil governar um país da dimensão do Brasil sem ouvir as pessoas. É muito difícil governar um país do tamanho do Brasil sem perceber que as grandes iniciativas que tivemos até agora (...) elas quase todas vieram através de momentos de participação popular, de diálogo, de críticas, de comentários sobre a situação do país", afirmou.

A presidente destacou programas sociais do governo, como Bolsa Família e Mais Médicos, e disse que essas iniciativas não seriam possíveis sem participação."O primeiro compromisso de um governo é ouvir sugestões (...). Nenhum programa social nosso foi bem sucedido sem que nós sistematicamente olhássemos onde estavam as falhas, como a gente melhorava. Acho que talvez o programa que mais passou por isso foi o Bolsa Familia, e por isso ele foi um sucesso. A gente estudou o que tinha que ser mudado e contratamos auditoria para ver onde estavam falhas do programa", afirmou.

Ministros

Ao explicar como funcionará o Dialoga Brasil, o ministro da Secretaria-Geral disse que a plataforma representa uma inovação no país. "Queremos ampliar espaços de participação e de diálogo. Queremos que todo cidadão brasileiro, do menor ao maior município, [...] possa ter um canal direto de participação com o nosso governo", afirmou.

Ministros de outras áreas foram chamados para apresentar ações de suas pastas. Eles discursaram, por quase uma hora, antes da fala da presidente.

Cardozo disse que o programa vem em "magnífica hora". O ministro citou diversas ações do governo na área de segurança e disse que a participação popular é fundamental.

O ministro da Educação mencionou, em seu discurso, ações relacionadas ao ensino superior e citou o Pronatec Aprendiz para a Micro e Pequena Empresa, que, segundo o governo, irá abrir 15 mil vagas para adolescentes que querem entrar no mercado de trabalho.

A ministra Tereza Campello afirmou que os resultados do programa Bolsa Família e do Brasil Sem Miséria estão disponíveis no site e afirmou que o Brasil é conhecido, no mundo todo, pelas ações na redução da pobreza no país.

Chioro falou do programa Mais Médicos logo no início de sua fala e disse que o programa colou o país num "debate inacreditável".O ministro também disse que melhoraram as condições de saúde para comunidades indígenas e quilombolas e foi aplaudido pelo público.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/416782/visualizar/