Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 17 de Agosto de 2015 às 13:08

    Imprimir


O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) classificou como “infeliz” a declaração dada pelo deputado federal Valtenir Pereira (PROS), na última semana, sobre a possibilidade de filiação ao Partido Republicano e de disputa pela Prefeitura de Cuiabá, em 2016.

Na ocasião, Valtenir afirmou que “não existe projeto de vice” e que descarta qualquer possibilidade de aliança com o atual prefeito Mauro Mendes (PSB).

“Eu acho que foi um deslize da parte dele e que acabou desaguando em uma declaração infeliz. Um projeto político pode ser feito de várias formas. Pode ser feito com uma candidatura própria, que é sempre recomendada; pode ser feita em uma com o apoio, sem a questão de ser vice”, disse Pinheiro.

“Em 2012, o projeto do PR era ser vice do prefeito Mauro Mendes, e foi. E isso era um projeto do partido. O projeto de só encabeçar chapa é algo personalista, presunçoso, que não cabe em política”, completou.

De acordo com Emanuel Pinheiro, não há possibilidade de Valtenir Pereira ingressar no partido tendo como pretensão disputar o Palácio Alencastro.

“Não existe a mínima possibilidade de ele vir para o PR condicionando a candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Isso tem que ser construído já sabendo que existe uma corrente majoritária – que eu lidero –, que quer construir, dentro do partido, a decisão de marchar em 2016 para a reeleição do prefeito Mauro Mendes”, afirmou.

Segundo o republicano, o assunto merece cautela ao ser abordado pelo deputado federal, e seu ingresso no PR deve ser feito “com humildade”.

“Eu acho que é recomendável o deputado Valtenir tratar esse assunto com cautela, esperar abrir a ‘janela’, para daí então avançar nessas discussões, porque não vamos aceitar vir com condição de ser candidato a prefeito sendo que o partido, majoritariamente, na Capital, já tem uma posição. Ele tem que vir com humildade”, afirmou.

Emanuel Pinheiro disse acreditar que a ida de Valtenir para o PR pode contribuir para o fortalecimento e crescimento do partido, ressaltou a história política do deputado federal, mas alegou que ele precisa se atentar de que entra em um partido já pronto, com história no Estado, devendo buscar seu espaço junto aos demais filiados.

“Ele já vai pegar o partido estruturado. Ele está casando com a viúva, mas pegando os filhos criados, formados e independentes. Então, agora ele tem que se enquadrar nisso e somar. Ele tem que ingressar no partido com humildade para conquistar, como um padrasto ou uma madrasta, o apoio dos seus enteados, que são todos independentes”, disse.

“O PR está de braços abertos para receber o deputado federal Valternir Pereira como soldado do partido. Que ele venha como soldado e construa, dentro do partido, o seu espaço para que possa subir à posição de general”, completou.


Segundo Emanuel Pinheiro, a postura de Valtenir dentro do Partido Republicano deve ser de “respeito às lideranças da base e da cúpula” em todo o Estado, a fim de conseguir articulação dentro do partido e evitar “rusgas”, como a que ocorreu na última semana.

“Ele deve, principalmente, respeitar os compromissos do partido já assumidos em todos os municípios. Que não ocorra na base dos outros deputados, o que parece que está ocorrendo aqui em Cuiabá”, disse.

“Cuiabá foi onde deu essa primeira rusga, esse primeiro mal-estar. Mas que ele tenha esse comportamento de respeito para com todos os 141 municípios do Estado de Mato Grosso, onde o PR existe. As nossas lideranças têm que ser respeitadas, sejam elas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores ou simples filiados, que tenham cargo ou não. Porque todos contribuíram para a história do PR hoje”, completou.

Eleições 2016

Conforme Emanuel Pinheiro, ainda que não haja uma decisão já formada quanto à postura do PR nas eleições municipais de 2016, ele irá trabalhar internamente para que a sigla se mantenha forte no apoio à reeleição de Mauro Mendes na Capital.

Para Pinheiro, a parceria feita nas urnas em 2012 se mostrou válida e o partido acredita no potencial do atual prefeito para administrar a cidade, mesmo diante de cenários mais delicados, como Saúde e Infraestrutura Urbana.

“O Mauro tem, com todas as dificuldades e com o apoio do PR, atendido às expectativas. Ainda há muito o que se fazer, temos ainda um ano e meio de administração e um compromisso com a população cuiabana. Essa é a pauta 001 dentro do PR e eu pretendo construir isso no partido: o apoio à reeleição do prefeito Mauro Mendes”, afirmou.

De acordo com o deputado republicano, se a vontade de Valtenir não seguir a tendência do partido, é preciso que ele reavalie a sua decisão.

Se o deputado Valtenir pensa diferente, ele deve avaliar essa questão, discutir com as suas bases e discutir, antes, conosco. Respeito que todas as lideranças devem ser ouvidas, mas é um sentimento majoritário do partido em Cuiabá de seguir com o prefeito Mauro Mendes”, disse.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/417475/visualizar/