Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 11 de Setembro de 2012 às 16:25

    Imprimir


Com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) que em 2012, 14.170 novos casos de câncer bucal devem surgir no país, sendo 9.9 mil em homens e 4.1 mil em mulheres, a prevenção e as novas tecnologias utilizadas em tratamento no combate a essa doença serão discutidos no I Congresso Mato-grossense de Câncer Bucal e IX Jornada Odontológica, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro no Centro de Eventos do Pantanal.

Entre as novas tecnologias está a radioterapia que será abordada pelo radioterapeuta Rodrigo Teixeira, do Núcleo de Terapia Especializada em Cancerologia (Nutec) do Hospital Santa Rosa na palestra “Estado da arte na radioterapia no câncer bucal”, onde ele vai apresentar o grau de evolução deste tipo de terapia e ainda a possibilidade de um tratamento eficaz feito exclusivamente com radioterapia.

“Este é um modelo mais conservador que dispensa a cirurgia, mas ainda é necessário analisar caso a caso. O importante é levar informações aos profissionais de odontologia, pois geralmente são eles que fazem o diagnóstico, com isso eles passam a ter uma noção básica de oncologia que com certeza irá refletir no melhor atendimento ao paciente”, afirmou.

Como o câncer bucal em sua maioria é descoberto tardiamente, é importante que a população observe alguns dos sintomas que podem diagnosticar a doença: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha), nódulos (caroços) no pescoço ou rouquidão persistente. Em casos mais graves: Dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala e sensação de que há algo preso na garganta.

Participantes - Devem participar do evento gestores da saúde estaduais e municipais, médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, acadêmicos de Odontologia, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e tecnólogos em radioterapia e radiologia. É ainda um evento aberto à participação de profissionais e acadêmicos de áreas afins como psicologia, nutrição, entidades de classe como o Conselho Regional de Odontologia (CRO/MT), Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso (Sinodonto/MT), Associação Brasileira de odontologia (ABO/MT), além de representantes de hospitais especializados no tratamento da doença.

O evento é uma realização Curso de Odontologia do Univag – Centro Universitário de Várzea Grande e conta com o apoio do Nutec, que este ano também já patrocinou o 1º Seminário de Uro-oncologia de Mato Grosso. O Nutec – Hospital Santa Rosa sempre apoio eventos que proporcionem maior qualificação dos profissionais de saúde e também coloquem Cuiabá no circuito dos grandes centros em tratamentos e tecnologias. (Ascom)





Fonte: DO GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41761/visualizar/