Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Setembro de 2015 às 14:30

    Imprimir


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Reforma ministerial de Dilma Rousseff prevê cortes de ministérios ligados à agricultura e logística

Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Pesca e Aquicultura podem ser unidos com a reforma ministerial que será realizada pelo Governo Federal. Quem também deverá sofrer com os cortes são as Secretarias da Aviação Civil e de Portos que podem ser unidas ou incorporadas ao Ministério dos Transportes.

Na segunda-feira, 14 de setembro, os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciaram um bloqueio adicional de gastos no orçamento de 2016 no valor de R$ 26 bilhões, bem como uma nova rodada de alta de tributos. O Governo Federal avalia ainda ressuscitar a CPMF.

Nesta terça-feira, 15 de setembro, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se, pela manhã, com líderes da base aliada da Câmara dos Deputados com o objetivo de apresentar as propostas do governo que visam à redução de gastos públicos, bem como aumentar as receitas para 2016. Segundo informações da Agência Brasil, a maioria das propostas depende da aprovação do Congresso Nacional.


O Brasil possui 39 Ministérios e a presidente Dilma Rousseff anunciou em agosto estudar reduzir 10 Ministérios.

De acordo com o "Blog do Fernando Rodrigues", a reforma ministerial deverá unir Ministérios ou extinguir, como é o caso da Secretaria de Assuntos Estratégicos que deverá ser extinta com a saída do secretário Mangabeira Unger nesta segunda-feira.

O blog revela que a presidente Dilma Rousseff pretende unir, após 23 anos, os Ministérios do Trabalho e Previdência Social. O "novo" Ministério seria gerido pelo atual ministro da Previdência Social Carlos Gabas, ligado PT, enquanto o atual ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), perderia a vaga.

Também podem ser unidos na reforma ministerial os Ministérios da Agricultura e Pesca e Aquicultura. Caso a união seja realizada a ministra Kátia Abreu deverá permanecer à frente da pasta.

Também devem ser fundidos os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social. Já a Secretaria da Micro e Pequena Empresa podem ser incorporada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

As Secretarias da Aviação Civil e de Porto tanto podem ser unidas ou incorporadas ao Ministério dos Transportes.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/418198/visualizar/