Efetivo do Corpo de Bombeiros aumenta 40% em 2015
Após 10 anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso conseguiu um aumento de 40% do seu efetivo. Isso porque em 2015 foram convocados 447 novos soldados, sendo que 147 já compõe o quadro funcional da instituição deste junho deste ano. Outros 302 estão em Curso de Formação e estarão lotados nos quartéis do Corpo de Bombeiros a partir de maio de 2016.
As aulas do Curso de Formação de Soldados foram dividas em seis pelotões, com 50 alunos cada. Uma das disciplinas aplicadas na formação é Ética e Cidadania. Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Julio Cezar Rodrigues, que ministrou a aula para a nova turma, é necessário trabalhar os princípios básicos na formação acadêmica para garantir o atendimento ao cidadão.
“Nossos alunos devem estar preparados para atender o cidadão e prestar realmente o serviço para qual são treinados, no entanto com ética. Com isso, estamos ensinando mais do que ser bombeiro, dando um horizonte a mais do respeito à vida”.
O aumento do efetivo, completou o comandante, vai expandir as atividades estruturando as unidades. Depois da formação, os soldados serão destacados para os polos de origem. O Corpo de Bombeiros conta atualmente com 18 unidades distribuídas no estado, sendo quatro batalhões e 14 Companhias Independente de Bombeiros Militar.
O efetivo atual é de 1.364 profissionais, já somando a recente inclusão. A convocação dos 447 novos soldados é uma inclusão histórica na corporação. De 2004 a 2014, apenas 80 bombeiros ingressaram no quadro funcional do Estado.
Comentários