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Quinta - 02 de Junho de 2016 às 13:43
Por: Douglas Trielli - Mídia News

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Governador Pedro Taques diz que VLT será concluído somente se União aportar R$ 600 milhões
Governador Pedro Taques diz que VLT será concluído somente se União aportar R$ 600 milhões

O governador Pedro Taques (PSDB) revelou, nesta quarta-feira (1º), que não usará dinheiro do Estado para concluir as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Em entrevista ao Bom dia Mato Grosso, da TV Centro América, o tucano disse que a obra somente será concluída caso o Governo Federal aporte R$ 600 milhões.

“Precisamos terminar o VLT. Para isso, preciso de R$ 600 milhões, mas eu não tenho esse dinheiro. Se, hoje, o Estado de Mato Grosso tivesse R$ 600 milhões em caixa, eu não terminaria o VLT com esse dinheiro", disse.

A obra já consumiu R$ 1,06 bilhão do Estado e, de acordo com um relatório elaborado pela consultoria KPMG, encomendada pelo Governo, seriam necessários mais R$ 602 milhões para sua conclusão.

Com o dinheiro do Estado, eu não vou terminar. Eu preciso encontrar um meio e por isso estamos negociando com a União

“Com o dinheiro do Estado, eu não vou terminar. Eu preciso encontrar um meio [de concluir a obra] e por isso estamos negociando com a União para que eles desembolsem esse valor. Mas, aí, também é uma dívida que deverá ser paga”, afirmou.

Taques esteve nesta quarta-feira à tarde no Ministério das Cidades, onde tratou do assunto com o ministro Bruno Araújo.

“Eu não tenho R$ 600 milhões, o Estado não tem. Se tivéssemos esse dinheiro, construiria cinco hospitais regionais em Mato Grosso”, disse.

O VLT

O VLT deveria ter sido entregue em junho de 2014, antes mesmo do início da Copa do Mundo em Cuiabá.

Entretanto, os sucessivos atrasos levaram a gestão anterior do Governo do Estado a fazer um aditivo prevendo o término para 31 de dezembro do mesmo ano.

Porém, as obras foram paralisadas antes mesmo deste prazo.

A atual gestão estadual discute a questão na Justiça, visto que o consórcio construtor cobra pelo menos mais R$ 800 milhões para a finalização da obra.

O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda, venceu a licitação realizada em junho de 2012, na modalidade do Regime Diferenciado de Contratação (RDC).





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