Os Cinco Elementos do Cerrado mistura nu artístico com paisagens
O cerrado com suas árvores retorcidas, frutos já conhecidos como o caju e as cores que mesclam o melancólico cinza à força do vermelho e do amarelo. A paisagem em evidência que dialoga com o nu artístico. “Os Cinco Elementos do Cerrado” é o projeto fotográfico de Tchélo Figueiredo, que está em exposição no Shopping Goiabeiras até 20 de junho.
Tchélo trabalha com a fotografia há 12 anos e, cerca de seis anos atrás, começou a desenvolver e a criar o conceito do que se tornaria o projeto “Os Cinco Elementos do Cerrado”.
“Não queria fazer o nu pelo nu, e sim acrescentar elementos ligados ao Estado, a Mato Grosso. Então, pesquisei algumas referências e acrescentei nas imagens. Assim foi criado o conceito dos Cinco Elementos, descritos nas fotos em uma linguagem meio subliminar”, explica o fotógrafo.
Sobre a recepção do público quanto aos trabalhos de nu artístico, Tchélo ressalta que tem acontecido de forma natural. “Acho que estou conseguindo fazer bons trabalhos nesse ramo e espero que o público goste e entenda a sacada das fotos, mas vejo como um novo tipo de trabalho, coisas que acho que por aqui não fizeram ainda. Agora, quebrar barreiras e padrões por ser um trabalho de nu artístico é consequência”, disse.
Em uma das fotos produzidas para o projeto, o reverenciado artista plástico de Cuiabá Adir Sodré realizou uma pintura em tela viva, com os elementos característicos do cerrado, que também estão presentes em sua obra. A modelo fica com o corpo inteiramente colorido pela arte de Adir Sodré.
A exposição “Cinco Elementos do Cerrado” fica até 20 de junho no 1º piso do Shopping Goiabeiras e, depois, segue para o Palácio da Instrução, a partir de 14 de agosto. “Fiz a proposta sem pretensões maiores e quando eles gostaram e toparam fazer fiquei surpreso e pelo público também”, conta.
Comentários