Após pressão
Exposição de fotos com nu artístico é retirada de shopping Fotógrafo Tchélo Figueiredo lamenta estar vivenciando retrocesso "em pleno século 21"
Uma exposição fotográfica inaugurada no dia 1º de junho foi retirada do Goiabeiras Shopping Center na noite do último domingo (12), segundo o autor das fotos, após queixas de frequentadores do estabelecimento comercial.
A exposição "Cinco Elementos do Cerrado", do fotógrafo Tchélo Figueiredo, de 36 anos, mostra imagens do nu feminino em contraste com a cultura regional de Mato Grosso. A previsão era que se estendesse até o dia 20 de junho.
Tchélo trabalha há 12 anos com fotojornalismo e contou, em entrevista ao MidiaNews, que nunca passou por situação parecida. Ele afirmou estar vivenciando um “retrocesso total, em pleno século 21".
“São imagens sutis, mostram apenas o que a televisão e a internet nos mostram todos os dias. Quero saber se isso é errado ou contraditório”, disse.
Vários amigos mandaram mensagens se solidarizando e também manifestando suas opiniões, em redes sociais, a favor da exposição do fotógrafo.
Tchélo ainda contou que o shopping já havia recebido reclamações, mas que administração decidiu retirar a exposição após uma pessoa ter registrado um boletim de ocorrência.
“Um sargento chegou ao local da exposição e aconselhou a administração a retirar a exposição, porque os pais não estariam se sentindo bem com os filhos vendo as imagens. Mas eu tenho vários amigos que me ligaram e disseram que levaram os filhos para ver, e não viram nada demais”, afirmou.
“Eu não culpo o shopping, muito pelo contrário. Eles foram extremamente parceiros. Tudo foi muito discutido com eles antes da exposição, até porque meu foco não era o nu e sim mostrar a nossa cultura através da beleza feminina. Eu acho que isso é coisa de um público seleto e mesquinho, com pensamentos retrógrados”, completou.
O fotógrafo disse que as imagens vão para a Galeria de Arte Silva Freire, já na próxima semana.
“Além da Galeria Silva Freire, a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso] também gostou bastante da exposição se mostrou interessada. Então, por mais que tenha essa meia dúzia de ‘gatos pingados’ que fizeram todo esse alvoroço, existem muito mais pessoas a favor do que contra”, finalizou.
Comentários