Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Setembro de 2012 às 12:20

    Imprimir


Reprodução/TVCA
Presos trabalham na construção de rede de esgoto no norte de Mato Grosso
Presos trabalham na construção de rede de esgoto no norte de Mato Grosso

Um grupo de 21 reeducandos do presídio Osvaldo Florentino Lopes (Ferrugem) na cidade de Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, cumpre pena trabalhando na construção de uma rede de esgoto do município. Eles participam de um programa firmado entre a Prefeitura de Sinop e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Os 21 presos passaram por um processo de seleção para poder trabalhar fora do presídio. Nesse processo são exigidos alguns requisitos como ter cumprido 1/6 da pena, ter bom comportamento e ser aprovado por uma equipe técnica formada pela direção do presídio, psicólogos e advogados.

“Eles vão trabalhar com a rede de esgoto, abrindo valas, colocando tubos”, explicou o diretor da unidade prisional, Pedro Ferreira Martins. De acordo com ele, serão oito horas de trabalho diários e cada detento vai receber um salário mínimo depositado em uma conta especial, pago pela empresa onde eles trabalham.

Além disso, os detentos têm um dia na pena reduzida a cada três dias que trabalham. A mesma empresa é responsável por transporte, alimentação e equipamentos de segurança durante a jornada de trabalho.

Ainda conforme Ferreira, é proibida a visita de familiares enquanto os reeducandos estão trabalhando na rede. Como forma de segurança, dois agentes prisionais acompanham os presos durante as atividades. “Para a recuperação do indivíduo, uma das grandes formas de ser reinserido na sociedade é o trabalho”, completou o diretor.

Para os detentos, é uma oportunidade de poder trabalhar mesmo cumprindo a pena de um crime. Um deles, Fernando Moreira Rosa, diz que encontrou nessa oportunidade uma forma mais rápida de voltar para a família. “As pessoas vão ver que nós temos mudança também, e isso é muito gratificante para nós porque estamos ganhando uma remissão de pena”, comemorou.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42049/visualizar/